Jundiaí adere a metodologia para enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes

Publicada em 21/09/2022 às 15:06

O prefeito Luiz Fernando Machado assinou na última semana a portaria de adesão do Município à metodologia de implantação e desenvolvimento do Centro de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência. O instrumental é vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, representado, na cerimônia realizada no gabinete de governo do Paço Municipal pela Diretora de enfrentamento de violações aos direitos da criança e do adolescente, a Drª Maria Leonina Cunha.

A metodologia inclui um documento com os detalhes das rotinas de atendimento, sistema on-line para execução dos serviços, capacitação dos profissionais envolvidos, e pode culminar, oportunamente, na construção de um centro integrado para o atendimento, por meio do fornecimento de planta para construção e equipagem necessária.

Prefeito e gestores receberam a diretora nacional no gabinete de governo do Paço Municipal

“Jundiaí, Cidade das Crianças, adere agora a mais esta iniciativa para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. Esta metodologia irá se somar a outros serviços e equipamentos públicos já existentes, como a escuta especializada da vítima, consolidado de modo intersetorial. Os próximos passos serão a apropriação desse instrumental pela equipe e como podemos aprimorar os atendimentos, sempre preocupado com a urgência da vítima”, comentou o Prefeito Luiz Fernando.

Maria Leonina apresentou as iniciativas que fazem parte da metodologia. “Jundiaí é um Município diferenciado, mas este zelo com a proteção das crianças e adolescentes, infelizmente, não é a realidade da maior parte do País. Por isso, foi criada a metodologia, a fim de disciplinar o sistema de garantia de direitos. Integrar os serviços é essencial para permitir que estes orbitem em torno da vítima, e não o contrário, já que isso só faz com que ela se revitimize, cada vez que precisa repetir seu depoimento”.

A metodologia será implementada por meio de Comitê Gestor, composto, entre outros, por gestores e representantes das Unidades de Gestão envolvidas da Casa Civil (UGCC), de Educação (UGE), de Promoção da Saúde (UGPS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Assinatura foi realizada na última quarta-feira (14)

“Jundiaí é uma cidade próspera e com bons serviços públicos colocados à disposição, e isso, mais uma vez foi demonstrado por meio desta adesão. Ela confirma como acertada a escolha do Município em criar no Hospital Universitário (HU), nosso hospital de referência, o atendimento de escuta especializada, evitando a sua revitimização. A proposta agora é ampliar o serviço”, comentou o gestor da UGCC, Gustavo Maryssael de Campos.

A gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, também compartilhou o trabalho preventivo e de denúncia realizado na rede municipal, junto aos alunos, aos educadores e também à comunidade, para o enfrentamento à violência, como apresentação de peças teatrais temáticas e o conteúdo “Cria na Paz”, desenvolvido em parceria com a Allma Hub, parceria da Prefeitura para os temas da Primeira Infância. Vasti sugeriu também incluir nos Chrome Books utilizados pela rede um aplicativo desenvolvido pelo Ministério com orientações lúdicas e canais de denúncia.

O gestor da UGPS, Tiago Texera, também falou das dificuldades na obtenção de referências no País para a implementação da escuta, por conta do pioneirismo de Jundiaí, e apresentou a ampliação do serviço já instalado no HU também para o enfrentamento à violência contra a mulher, idosos e homens.

Também participaram da assinatura os representantes das Assessorias de Políticas Públicas vinculadas à UGCC: de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida; para Diversidade Sexual, Kelly Galbieri; e para a Juventude, Letícia Branco; a gestora-adjunta da UGADS, Franciellem Germano; a vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Andreza Tigre; e conselheiros tutelares municipais.

Além do Paço Municipal, o Assessor Paulo Fernando de Almeida, responsável pelo vínculo estabelecido entre o Ministério e o município de Jundiaí, acompanhou a diretora Maria Leonina na visita às instalações do Mundo das Crianças e da Fábrica das Infâncias Japy. Ao final do encontro, a representante do governo federal convidou o Prefeito Luiz Fernando Machado e gestores para apresentar em Brasília o sistema já implantado em Jundiaí.

Segundo Maria Leonina, zelo e proteção com as crianças e adolescentes torna Jundiaí um Município diferenciado

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/21/jundiai-adere-a-metodologia-para-enfrentamento-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original