Setembro Amarelo: especialista aborda políticas de prevenção em evento online

Publicada em 22/09/2022 às 17:24

Com o tema “Setembro Amarelo: fortalecendo Políticas Públicas de Prevenção ao Suicídio”, o Comitê Permanente de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio realizou um evento online, nesta quinta-feira (22), com a participação de representantes de diversas áreas como saúde, assistência social e educação. A atividade integra a programação do mês marcado por ações de conscientização.

Além da apresentação do Plano, instituído por meio do Decreto n° 31.494, de 23 de julho de 2022, o evento contou com uma palestra conduzida pela psiquiatra e assessora técnica de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Carolina Pegoraro Martins, que destacou ações práticas para o enfrentamento da questão.

A importância de falar sobre o tema e ações práticas para o enfrentamento foram destacadas

“O suicídio é considerado uma epidemia calada e os números são subnotificados no País. É necessário falarmos sobre o tema e compreendermos os dados para podermos atuar nos campos da prevenção, do cuidado e da promoção da saúde”, destacou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Para o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri, o evento foi positivo. “Compreendemos o Setembro Amarelo como um movimento para direcionar o olhar para a questão do sofrimento psíquico e para o suicídio, fortalecendo políticas públicas e sensibilizando a sociedade que por mais que o sofrimento se manifeste de forma singular, ele está ligado a forma como a sociedade está. Esse evento foi importante ao promover uma abordagem bastante ampliada”.

“O suicídio é um fenômeno complexo e multicausal, que deve ser compreendido e abordado, como realizado neste evento, com a participação de diferentes atores da sociedade. Além disso, é essencial enfatizarmos a necessidade de partir para a prática com ações intersetoriais, como as propostas no Plano Municipal de Prevenção da Automutilação e do Suicídio”, acrescentou o assessor de Políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.

Mais ações
Dando continuidade à programação de Setembro Amarelo, a FTVTEC Jundiaí, em parceria com a Prefeitura, realiza na próxima quarta-feira (28), às 19h, a 6ª edição do evento com o tema “Suicídio: Quais são os seus laços com a vida?”, no Teatro Polytheama.

Os ingresso estarão disponíveis a partir das 10h30 de terça-feira (27), na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla. O encontro também será transmitido ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Jundiaí, Facebook e YouTube da TVTEC e pelo canal 24 da Net.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/22/setembro-amarelo-especialista-aborda-politicas-de-prevencao-em-evento-online/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original