Na Semana da Pessoa Idosa, Jundiaí foca no bem-estar para a melhor idade

Publicada em 25/09/2022 às 08:07

Dados do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, disponibilizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, colocam Jundiaí como a 16ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, com bom desempenho em educação, trabalho e bem-estar. E é com qualidade no envelhecimento que a cidade realiza, a partir deste domingo (25), a Semana da Pessoa Idosa.

Com programação definida entre 25 de setembro e 1 de outubro, a Semana da Pessoa Idosa será recheada de atrações para a melhor idade, inclusive com a realização dos Jogos +60 para aqueles que praticam esporte e atividades físicas e querem participar da competição. O foco da Prefeitura de Jundiaí tem sido promover o bem-estar para os maiores de 60 anos, com atividades e investimentos nos aparelhos públicos.

Com investimentos em revitalização das praças e centros esportivos, Jundiaí vem trabalhando para proporcionar cada vez mais espaços de qualidade para a convivência e a prática de atividades físicas para aqueles que já passaram dos 60 anos. Como no caso da senhora Janete Preterotti, de 70 anos, que toda semana pratica sua caminhada na pista do Bolão.

Janete frequenta a pista de atletismo do Bolão toda semana e faz acompanhamento com um profissional

“Venho caminhar de duas a três vezes por semana e realizo acompanhamento física com um profissional. Também faço a utilização dos aparelhos da academia ao ar livre sempre que estou aqui. Jundiaí possui ótimos lugares com excelente estrutura para nós que estamos na melhor idade e queremos praticar algum tipo de atividade física de maneira segura”, comenta.

Já a Praça Joaquim Soares de Lemos, localizada na Vila Hortolândia, recebeu recente revitalização e é um dos principais pontos da região para a convivência entre os idosos, que se encontram para conversar e jogar carteado. “Crescemos aqui e hoje, mesmo morando em outro bairro, venho para a praça quase todos os dias. Temos um carinho muito grande por ela e presenciamos todas as mudanças pela qual ela passou, como instalação dos bancos, a construção da cobertura e as demais modernizações”, lembra o senhor Élvio Câmara, conhecido como Ziza, de 71 anos.

O quesito Finanças coloca Jundiaí em lugar de destaque, especialmente em consequência da baixa frequência de pessoas idosas consideradas de baixa renda e aos bons números de contribuição à Previdência Social. Em adição, a cidade encontra-se entre as 30 de melhor desempenho em termo de cultura e engajamento, em consequência de bom desempenho em conectividade (acesso à internet e TV por assinatura).

“Iniciativas como estas reforçam nossa preocupação com a qualidade de vida e ampara a questão socioemocional dos idosos. Eles querem se relacionar, praticar atividades físicas, e fazer uma cidade mais acessível para eles é de extrema importância”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Atualmente, 18% da população jundiaiense é idosa, o que corresponde a cerca de 73 mil jundiaienses. De acordo com os indicadores oficiais sobre o envelhecimento populacional da Prefeitura de Jundiaí, a previsão é que a população idosa chegue a 82 mil em 2025.

Semana da Pessoa Idosa

A proposta da Assessoria de Políticas Públicas Para a Pessoa Idosa para a Semana da Pessoa Idosa, tem como objetivo elaborar atividades, como palestras, oficinas e outros serviços de atendimento a pessoa idosa, que estimulem também a socialização e traga sensibilidade ao tema, buscando aproximar as diferentes gerações, fortalecer vínculos e promover a troca de conhecimento. “A Semana atende a um momento festivo de atenção à pessoa idosa, realizada de forma descentralizada, atendendo aos pedidos e propostas direcionados pelos próprios idosos”, lembra a assessora de Políticas para a Pessoa Idosa, Alessandra Citelli.

Investimentos

Jundiaí contabilizou nos últimos dois anos mais de R$ 80 milhões em investimentos nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, áreas de lazer e segurança com o propósito de promover o desenvolvimento da cidade como um todo e levar mais qualidade de vida para os bairros. 

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/25/na-semana-da-pessoa-idosa-jundiai-foca-no-bem-estar-para-a-melhor-idade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original