Preservação e desenvolvimento: Parque Linear agrega qualidade de vida e valorização ao Parque da Represa

Publicada em 25/09/2022 às 14:59

A área no entorno do rio Jundiaí-Mirim, no Parque da Represa, teve a formalização da entrega do Parque Linear Gonçalo de Souza e Espaço Família Pet, na manhã deste domingo (25), com atividades físicas e a participação do Prefeito Luiz Fernando Machado e demais autoridades. O local, além de proteger o meio ambiente, promove a qualidade de vida aos moradores e a valorização do bairro. Foi realizado um aquecimento e uma aula aula de Lian Gong, além de uma caminhada com a população no entorno do parque.

“O novo parque ficou excelente. Era um projeto que há muitos anos nós moradores reivindicávamos e que agora foi atendido da maneira que gostaríamos. Moro no bairro desde 1982 e essa será a maior valorização pela qual a região passará em todos estes anos”, comenta Aparecido Abrile, dono de uma mercearia na Avenida Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho.

O investimento para a revitalização da área foi de R$ 3,6 milhões, com a construção de pistas de caminhada e ciclovia, pontes de madeira, playground, equipamentos para exercícios físicos calçadas, espaço família PET, quiosques, recapeamento asfáltico em todo o entorno e 155 pontos de iluminação de LED na pista de caminhada e rua.

“Jundiaí é uma cidade reconhecida pela qualidade de vida. Os parques e áreas públicas fazem parte dos investimentos realizados e revertidos para os contribuintes. A prática de atividades físicas em espaços públicos de qualidade e com boa iluminação, oferecem conforto para as famílias e seus animais de estimação”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Jundiaí é a Cidade das Crianças e proporcionar ambientes com ampla natureza para o pleno desenvolvimento dos pequenos faz parte das premissas da gestão”, sinaliza.

De acordo com o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, a requalificação do espaço agrega qualidade, oportuniza maior contato com a natureza e promove a saúde e o desenvolvimento. “Nossa prioridade é melhorar a qualidade do espaço urbano em cada bairro da cidade, construindo espaços de lazer para a comunidade e melhorando a mobilidade das pessoas. O Parque Linear é um exemplo de qualificação integrada que valoriza a natureza, promove o desenvolvimento e oferta qualidade de vida”, afirma.

Luiz Fernando discursa em inauguração oficial do Parque Linear do Parque da Represa
Luiz Fernando discursa em inauguração oficial do Parque Linear do Parque da Represa

“A construção é integrada ao meio ambiente. Aproveitaremos as árvores já existentes para o sombreamento e criação dos espaços de circulação e de lazer com os equipamentos para a brincadeira das crianças e suas famílias”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Adilson Rosa.

“Realmente ficou tudo muito bonito e funcional, tanto para nós idosos como para quem deseja passear com o cachorro ou se exercitar. Espero que agora todos que passem por aqui cuidem bem parque para que ele continue assim por muito anos”, aponta o morador Eduardo Pulieiro.

Seu Eduardo caminha no novo Parque Linear
Moradores da região como o seu Eduardo elogiaram bastante o novo parque

Integrado

A construção do Parque Linear faz parte de um projeto de integração entre as pistas de caminhada e ciclovias no entorno das represas de Acumulação e Captação da cidade, e a interligação entre o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças.

A segunda fase de implantação do Parque Linear será coordenada pela DAE e envolve as ciclovias do Mundo das Crianças e Parque da Cidade, que também estão conectadas ao Jardim Botânico. Segundo o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, estes espaços já são considerados parques lineares e, com esta iniciativa, a área preservada será ampliada.

“É mais uma ação que vai contribuir para garantir mais segurança e preservação dos recursos hídricos, em especial no entorno do rio Jundiaí Mirim, principal manancial de abastecimento da cidade. O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças têm este papel também, que será reforçado graças ao Parque Linear”, aponta Costa e Silva.

Para marcar a entrega, atividades para a comunidade foram preparadas, como caminhada; aula de Lian Gong e intervenções artísticas, brincadeiras com palhaços e pintura no rosto das 9h às 12h para as crianças.

Foto geral com a placa de inauguração do parque
Parque Linear recebe o nome em homenagem a Gonzalo de Souza

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/25/preservacao-e-desenvolvimento-parque-linear-agrega-qualidade-de-vida-e-valorizacao-ao-parque-da-represa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original