Às vésperas da etapa nacional, Jundiaí é ouro em diferentes modalidades das Special Olympics

Publicada em 29/09/2022 às 16:27

Em preparação para a etapa nacional da Special Olympics, que acontece em Jundiaí em novembro, atletas do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) de Jundiaí participaram da etapa de Guaratinguetá dos Jogos Estaduais das Olimpíadas Especiais Brasil (Special Olympics), e voltaram com resultados expressivos. Jundiaí teve a maior delegação desta fase do torneio e conquistou títulos na ginástica, natação e no tênis, além de outros ótimos resultados.

No total, foram 22 atletas classificados em 7 modalidades diferentes, além de 9 treinadores que também estiveram presentes. O destaque do masculino ficou por conta de atletas como Mateus Pereira, ouro na Natação nos 50m costas e nos 50m borboleta, e de Ruy Carneiro, campeão do tênis de campo individual, categoria Bola Amarela, e campeão nas duplas ao lado do parceiro Leonardo Loschi. Já na categoria Bola Verde, o título veio com o atleta Daniel Mafra.

Na quadra de tênis, elegação jundiaiense conquista excelentes resultados na Special Olympics
Delegação jundiaiense conquista excelentes resultados na Special Olympics

Já no feminino, a Ginástica Rítmica trouxe mais dois ouros para Jundiaí: a atleta Camila Tamara Rosolem sagrou-se campeã nos aparelhos corda e bola nível 1. Camila tem 36 anos e está com o PEAMA desde início do projeto da ginástica, em 2018. Ela também realiza apresentações de dança com outros alunos. “O que eu mais gostei foi de ter ganhado as medalhas. Isso serviu de incentivo pra eu querer treinar cada vez mais e sempre participar das competições, mesmo em outras cidades”, conta.

Na natação, Raquel Falcade, de 14 anos, foi ouro nos 25m nado livre e prata no nado costas. A atleta também faz parte da equipe de ginástica de Jundiaí, mas teve que optar pela natação, já que só é permitido que cada atleta participe de uma modalidade. “De quarta-feira eu faço a natação e depois venho direto para a turma de ginástica. É bastante corrido, mas eu nunca perco as aulas, mesmo com chuva”, comenta. “Foi muito legal ter viajado com a equipe. Foi a primeira vez que viajei assim, sozinha e para competir. Agora estamos ansiosas para disputar aqui em Jundiaí no final do ano”, completa.

“Estamos muito orgulhosos dos nossos atletas que participaram da fase estadual do Special Olympics e trouxeram muitas medalhas e resultados expressivos para o município. A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), incentiva, fomenta e investe na prática dos esportes olímpicos e paralímpicos, sobretudo nas práticas de inclusão”, comenta o gestor da UGEL, Luís Cláudio Tarallo.

Camila e Raquel treinam juntas no CECE Benedito de Lima
Camila e Raquel treinam juntas no CECE Benedito de Lima

Ginástica Rítmica Unificada

A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) promove, às quartas-feiras no CECE Benedito de Lima, aulas de Ginástica Rítmica Unificada. O objetivo do projeto é unir as atletas do TIME-Jundiaí com as alunas do PEAMA, em uma aula conjunta, para que todas possam interagir, trocar experiências e, é claro, evoluírem juntas na modalidade.

“As aulas são muito construtivas, tanto para nós professoras e treinadores, quanto para as atletas, pois todas nós aprendemos muito umas com as outras. Com essa união e interação conseguimos acabar com paradigmas e a distância que existia entre as atletas do TIME-Jundiaí e as alunas do PEAMA. Hoje, as meninas do PEAMA não pensam mais que as atletas de competição vivem em outra realidade, que são melhores ou algo do tipo. Muito pelo contrário. O que presenciamos é muita amizade, companheirismo e, principalmente, aceitação das diferenças entre elas”, comenta a técnica da Ginástica Rítmica, Bianca Alencar.

“Temos o exemplo da Camilinha, que é bastante participativa, se supera muito a cada dia e teve excelentes resultados nas últimas Special Olympics. Nossa maior realização é vê-las felizes e promover a superação a cada dia. Para nós, treinadoras, é sempre uma grande responsabilidade. Muitas vezes temos de fazer o papel de pai e mãe para elas, mas os jogos foram um momento maravilhoso, desafiador para os atletas e de muita superação”, completa Bianca.

Foto geral das alunas do PEAMA e atletas do TIME-Jundiaí que treinam juntas na Ginástica Rítmica Unificada
Alunas do PEAMA e atletas do TIME-Jundiaí treinam juntas na Ginástica Rítmica Unificada

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/29/as-vesperas-da-etapa-nacional-jundiai-e-ouro-em-diferentes-modalidades-das-special-olympics/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original