Para atingir a meta, campanha contra Poliomielite é prorrogada

Publicada em 30/09/2022 às 17:32

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação foi prorrogada pela Secretaria de Estado da Saúde até o dia 31 de outubro. Em Jundiaí, as vacinas permanecem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação.

A meta é atingir com a vacina contra a Poliomielite pelo menos 95% do público-alvo. Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 58,14% das crianças de 1 a 4 anos tomaram o reforço. No Estado, foram 53,8%. Em Jundiaí, segundo o último balanço da Vigilância Epidemiológica, 11.111 crianças receberam as gotinhas contra a Pólio, o que representa 55,27% das 20.100 aptas a tomar a vacina. A ação foi desencadeada no dia 8 de agosto, sendo prorrogada pela segunda vez.

O vírus permanece circulando em outros países. É importante que as crianças recebam o reforço

“Alertamos aos pais para que não deixem de vacinar as crianças. Se não houver esforço coletivo para aumentarmos a cobertura vacinal no Brasil, a doença pode voltar. O vírus permanece circulando em países com os Estados Unidos e em Israel, por exemplo. O cenário é preocupante. A Poliomielite é uma doença grave e não há cura, uma vez instalada a forma paralítica”, ressalta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente.

Na cidade, para aumentar a cobertura, também foi adotada como estratégia a aplicação das doses nas escolas de Educação Infantil I da rede municipal de ensino e nas creches conveniadas, na presença dos pais ou responsáveis ou mediante autorização assinada.

Multivacinação
Já a multivacinação, voltada para crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias, disponibiliza 18 imunizantes contra várias doenças. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

CONFIRA O ENDEREÇO DAS UBSs

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/09/30/para-atingir-a-meta-campanha-contra-poliomielite-e-prorrogada/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original