Logo do Procon é utilizado para aplicação de golpes bancários
Publicada em 05/10/2022 às 18:50Na última semana, pessoas se passaram por funcionários do Procon para aplicar um golpe em créditos consignados pelo Whatsapp. Na ocasião, a vítima foi comunicada pelo aplicativo de mensagens que deveria fazer uma transferência de mais de R$ 11 mil, para devolver os valores de um empréstimo recebido por engano. O órgão registrou Boletim de Ocorrência (BO).
Segundo a chefe do Procon Jundiaí, Valéria Tavares Alcântara, o Procon não tem conta no Whatsapp. “É importante o consumidor ficar atento, pois o Procon não solicita nenhum tipo de pagamento e não faz negociações por esses meios ”, explica.
As fraudes em empréstimos consignados têm sido uma prática recorrente e alvo constante de atenção do Procon de Jundiaí. De janeiro a setembro de 2022 mais de 400 pessoas foram vítimas de golpes dessa natureza. “Desde o dia 5 de setembro estamos com a ‘Campanha Fique Ligado: Não Caia em golpe’. Para evitar problemas, recomendo ao consumidor não atender telefonemas suspeitos, ver extratos bancários com frequência, fazer o bloqueio dos empréstimos consignados no INSS e não enviar documentos por fotos”, completa Valéria.
O contato com o Procon deve ser feito por meio dos canais oficiais, que são o site oficial ou o e-mail: proconjundiai@jundiai.sp.gov.br .
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
26/03/2024
Pesquisa de Páscoa do Procon identifica variação de até 45% em ovos de chocolate
-
19/03/2024
Curso de Defesa do Consumidor reúne técnicos em Jundiaí
-
07/12/2023
PROCON JUNDIAÍ realiza palestra para fornecedores
-
11/09/2023
Procon lança nova versão da Cartilha do Consumidor
Baixe as fotos desta notícia na resolução original