Torneio Mente Inovadora: 48 escolas participam, ao mesmo tempo, do Dia D competição

Publicada em 06/10/2022 às 16:09

Foi dada a largada oficial para o 1º Torneio Mente Inovadora promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Programa Escola Inovadora. Nesta quinta-feira (6), foi realizado o Dia D competição. Ao mesmo tempo e com transmissão ao vivo, alunos dos quartos e quintos anos de 48 EMEBs participaram de campeonatos internos de jogos de raciocínio lógico matemático, para definir os dois representantes para o evento no dia 19 de novembro, no Complexo Argos. A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, acompanhou na EMEB Deodato Janski.

Na escola do Jardim Tarumã cerca de 140 alunos estavam envolvidos. A animação era geral para as oitavas de final. “Esse jogo mexe com a nossa inteligência, porque temos que ter estratégia. Estou ansiosa e confiante. Eu nunca havia participado de uma competição. O clima é muito bom”, comentou Nicole Estefani Marusk Genaro de Souza, de 11 anos, uma das semifinalistas do quarto ano.

Depois da abertura do Dia D na EMEB Deodato Janski, com a presença da equipe escolar, começou a semifinal

A alegria da equipe escolar também estava contagiante. “São jogos que, além de desenvolverem habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas, são muito divertidos. Ao mesmo tempo que estão buscando estratégias para ganhar, uns cooperam com os outros. Eles estão aprendendo muitos conteúdos de maneira lúdica e o campeonato está sendo uma grande celebração”, destacou a diretora da EMEB, Rubia Soraya Cosmo Gomes de Araújo.

Dia especial
No 1º Torneio Mente Inovadora, além de Jundiaí conhecer os grandes vencedores, alunos, familiares e educadores poderão participar de jogos e diversas atividades no Complexo Argos. Ao longo do dia, haverá apresentações culturais e feira gastronômica.

“Será um grande evento voltado para toda a cidade. Os alunos competirão de maneira saudável e vamos celebrar, junto com os educadores e os familiares, o que os Jogos do Mente Inovadora trazem de conhecimento para toda rede municipal de ensino”, enfatiza a gestora de Educação.

Nicole Estefani estava radiante. A aluna quer representar o quarto ano

O Mente Inovadora da Mind Lab – empresa de tecnologias educacionais – é desenvolvido tanto na Educação Infantil II como no Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular os estudantes a pensar de forma criativa, lidar com emoções, conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões. As crianças receberam dois diferentes materiais, para uso em sala de aula e para atividades em casa, no ambiente familiar.

“É mais uma das ações do programa Escola Inovadora e da Cidade Inteligente, para a formação de bons cidadãos para o mundo e de futuros profissionais de excelência para o mercado de trabalho”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Vastí destacou a importância do programa e do torneio

Premiação
Ao todo, o torneio contará com 96 estudantes. O primeiro lugar ganhará medalha e celular; o segundo e o terceiro, receberão medalhas e jogos; e o quarto lugar será premiado com jogo. Todos os participantes receberão medalhas. As escolas dos alunos vencedores receberão troféus.

Confira as fotos

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/06/torneio-mente-inovadora-48-escolas-participam-ao-mesmo-tempo-do-dia-d-competicao/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original