Cultura divulga novas vagas gratuitas do programa estadual ‘Oficinas Culturais – Formação para o Interior’

Publicada em 11/10/2022 às 09:16

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) divulga as vagas gratuitas para os meses de novembro e dezembro as Oficinas Culturais – Formação para o Interior. Vinculado à secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura, o programa traz quase trinta opções de oficinas voltadas para o público maior de 16 anos.

Os encontros são realizados pela internet, na plataforma Zoom, e os interessados devem se inscrever pela internet a partir desta segunda-feira (10).

Somente com o tema Literatura e Leitura, serão realizadas as oficinas ‘Do livro à cena’, Ateliê Literário, Clube de Leitura e Escrita Literária

Confira a programação:

  • Oficina: Violão Negro Brasileiro – Os negros na construção do violão como identidade nacional (35 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Diego Ricardo Pacheco
    Datas e horários: 21, 23, 28 e 30/11 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberto a todos os públicos
    Nesta oficina serão partilhados aspectos da história cultural do violão brasileiro, a partir da perspectiva de violonistas negros esquecidos pela história oficial da música e sua discografia. A oficina apresentará vídeos, livros, entrevistas, análises histórico-musicais, escuta de repertórios, fotografias, artigos de jornais da época, análises de letras em grupo, tudo para que possamos ter um panorama de quem são e da atuação dos violonistas negros no Brasil;
  • Oficina: Do livro à cena (15 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Luciana Carnieli
    Datas e horários: 1, 3, 8 e 10/11 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados em Literatura, Teatro e seus processos criativos.
    esta oficina on-line pretende apresentar caminhos e ferramentas na transposição do gênero literário narrativo para a dramaturgia da cena teatral. Será dividida entre apresentação de conteúdo teórico e prática de exercícios na criação de cenas a partir da composição narrativa. Uma oficina para despertar o interesse pelo teatro, a literatura, a dramaturgia cênica e desenvolver a sensibilidade do leitor / espectador/ criador. Investigar os limites entre as formas literárias dramática e narrativa, e apresentar caminhos para a prática da escrita criativa;
  • Oficina: Poéticas Decoloniais (15 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Bruna de Jesus Silva
    Datas e horários: 9, 11, 16 e 18/11 – das 10h às 12h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Artistas, educadores, pesquisadores e público em geral, a partir de 16 anos.
    Materiais necessários: Revista, jornal, livro, cola, tesoura, base de corte.
    A oficina consiste em encontros onde serão abordadas questões em torno do decolonialismo, a fim de observar e ressignificar as narrativas oficiais brancas, europeias e coloniais por meio da colagem analógica ou digital;
  • Oficina: Percepções Corporais e Criatividade através da Dança (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Urubatan Miranda
    Datas e horários: 22, 24 e 29/11 – das 10h às 12h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Professores de arte da rede pública e público em geral a partir de 16 anos.
    A atividade estimula a busca por uma nova possibilidade de construção poética de movimento que entendemos que não ocorre a partir da diluição ou segmentação de nomenclaturas, mas da integração do potencial de cada participante envolvido nesse processo, viabilizando dessa forma a construção de um exercício criativo;
  • Oficina: Para narrar histórias, beba poesia (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Débora Kikuti
    Datas e horários: 30/11, 2, 7 e 9/12 – das 10h às 12h
    Inscrições: 10/10 até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Público: jovens e adultos que tenham interesse em contar histórias,
    contadores de histórias, educadores, arte-educadores, a partir de 16 anos.
    Materiais necessários: impressão de 2 histórias (uma para estudo e outra escolhida pela
    pessoa participante para contar)
    A atividade apresentará a importância de um repertório poético-pessoal para narrar histórias. “Amparada em minha experiência como narradora de histórias, desejo compartilhar porque esse repertório possibilita que a narração seja mais envolvente e natural”, explica a coordenadora;
  • Ateliê Literário: Convive com os teus poemas antes de escrevê-los (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Isabel Lagedo
    Datas e horários: 9, 11, 16 e 18/11 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: A partir de 16 anos, interessados em criação literária: poetas, artistas, bibliotecários, professores, educadores sociais, mediadores de leitura e estudantes.
    Materiais necessários: caderno ou folhas para anotações; caneta, lápis grafite, borracha.
    A atividade proporcionará aos participantes a experimentação da escrita poética, por meio de atividades divertidas e formativas, que articulam as sabências e saberes, por meio das leituras: de si e do outro; do espaço poético; das poesias — ações essas que contribuirão para fluir a escrita poética naturalmente;
  • Oficina de colagem: técnicas e experimento de papéis (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Sofia Lemos
    Datas e horários: 21, 24, 28/11 e 01/12 – das 10h às 12h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: aberto a todos os públicos
    Materiais necessários: tesoura, cola, papéis, livros, revistas, papelão, papel alumínio
    Esta oficina tem como proposta ressignificar materiais do cotidiano de maneira a deslocar suas funções habituais para a criação de obras de arte, por meio da colagem. Assim, possibilita ao participante – por meio do uso de instrumentos cotidianos como o papel, a tesoura e a cola – aflorar a criatividade com liberdade e experimentar novas interpretações do mundo, com apoio da técnica do recorte. No final de cada aula, abre-se para a apresentação dos trabalhos realizados e conversa entre todos sobre o processo de criação;
  • Palestra: Gramáticas de si: eu, tu e elu! (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Sara Wagner York
    Participações especiais: André Luiz Coutinho Vicente e Brune Camilo
    Datas e horários: 7/11 – das 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberta à comunidade interessada nos processos educacionais recentes; a partir de 16 anos.
    A atividade discutirá pontos centrais da estruturação das gramáticas excludentes ou inclusivas que emergem no séc. XXI em países de língua latina, sobretudo no Brasil, e que tensionam o modo de novas produções a agentes ligados aos estudos culturais e linguísticos;
  • Fotografia Mobil (30 vagas)
    Coordenação: André de Oliveira
    Datas e horários:
    Turma A – 4, 7 e 9/11 – das 14h às 16h
    Turma B – 21, 23 e 28/11 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados em Artes Visuais.
    Link para inscrição turma A
    Link pra inscrição turma B
    A inclusão de câmeras fotográficas em aparelhos celulares foi um dos fatores fundamentais para que o ato de produzir imagens se tornasse cada vez mais rotineiro. A modernização constante dos aparelhos e a integração dos mesmos com mídias digitais, possibilitaram o surgimento das condições básicas para que nos dias atuais a fotografia seja ferramenta de comunicação fundamental e de grande influência na maneira como nos relacionamos com o mundo e as pessoas. Tendo algumas destas questões como elementos norteadores, a oficina tem como objetivo apresentar possibilidades a serem exploradas a partir dos recursos técnicos oferecidos pelas câmeras de aparelhos celulares, bem como acessórios que podem auxiliar o fotógrafo a maximizar o aproveitamento da captura fotográfica, elementos de composição e estética fotográfica;
  • Oficina de introdução à aquarela (15 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Luís Felipe Camargo (Fepe)
    Datas e horários: 9,11, 16 e 18/11 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberto a todos os públicos.
    Através de exercícios de observação, a oficina cobre as técnicas principais de aquarela, ensinando a encontrar cores e misturas, tendo em conta luz e sombra, texturas e forma geral do desenho. Finalizando a composição, caminhar o passo-a-passo da técnica, estabelecendo um guia prático para que cada aluno possa repetir e aperfeiçoar a técnica em seu trabalho pessoal;
  • Oficina: Os tipos de vozes na Ópera Italiana (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Sérgio Casoy
    Datas e horários: 9, 10, 16 e 17/11 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberto a todos os públicos
    Em quatro encontros, serão abordadas as subdivisões teatralmente necessárias dos seis tipos fundamentais de vozes para o canto lírico, segundo a escola italiana. Os dois primeiros encontros serão dedicados às vozes femininas, e os dois últimos às masculinas. Os tipos de vozes serão exemplificados com trechos de diversas obras. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”;
  • Palestra: Versos dobrados em origami – Dobrar histórias: origami e narrativas (35 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Marcio Grou
    Datas e horários: 22/11 – das 14h às 17h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Professores, educadores e interessados, a partir de 16 anos.
    Materiais necessários: Tesoura, régua e cola; Papel e Caneta para anotação; lápis de cor, canetinha ou giz de cera; revistas ou panfletos para recorte; papel de origami (quadrado); sulfite branco ou colorido. Observação: Não utilizar o papel dobradura.
    Dobrar histórias é um convite a repensar o papel como suporte e matéria de construção de laços entre literatura e saberes que ‘desdobrados’ nesta técnica que é suporte de memória e reflexão. As peças de movimento que se seguem permitem ainda brincar, interagir e se divertir com as inusitadas ações apresentadas nos poemas. Apresenta, ainda, duas linguagens no origami, sendo o movimento e o orinuno, dobrar no tecido;
  • O Despertar Criativo – Individualidade Artística e Subconsciente (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Viviane Dias
    Datas e horários: 16/11 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Atores, diretores, estudantes de teatro e pedagogos de teatro e de diversas áreas artísticas.
    A palestra pretende desenvolver temas como caminhos para fomentar a criatividade do ator e o papel do subconsciente na criação através de um diálogo com o Sistema de Stanislávski. Pretende ainda apresentar inestimáveis contribuições de seus mais rebeldes colaboradores como E. Vakhtángov, M. Tchekhóv e Sulerjítski, ainda relativamente pouco conhecidos no Brasil e cujos trabalhos são fundamentais para se entender os mais potentes desdobramentos do Sistema ao longo do século XX;
  • Palestra: Processos coletivos de Criação Cênica (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Coletivo Teatral A Digna
    Datas e horários: 9/11- das 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Pessoas interessadas na criação teatral.
    Nessa palestra, os integrantes do Coletivo A Digna – Ana Vitória Bella, Helena Cardoso e Victor Nóvoa – irão compartilhar seus processos coletivos de criação a partir dos doze anos de experiência cênica do grupo em trabalhos artísticos que intervêm no cotidiano da cidade. Apresentarão seus procedimentos de trabalho cênico em que se estabelecem pontes éticas e estéticas entre a cena, o texto e produção de espetáculos teatrais;
  • Palestra: Arthur Bispo do Rosario: Obravida (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Flavia Corpas
    Datas e horários: 29/11 – das 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados em geral pelas temáticas da arte, loucura e psicanálise.
    Quem foi Arthur Bispo do Rosario? Artista, como fora designado pelo universo da arte? Louco, denominação a ele atribuída pelos diferentes campos que se dedicam às psicoses? Ou Jesus Cristo, tal como ele se dizia? Ao adentrarmos a singularidade de Bispo do Rosario e de sua produção, descobriremos como a intrínseca relação entre vida e obra neste artista pode nos ajudar a pensar um dos nomes mais importantes da arte de nosso tempo;
  • Palestra: Criação de personagens para Cinema e TV (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Marcelo Marchi
    Datas e horários: 7/11 – das 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberto a todos que desejem atuar profissionalmente na área de roteiro cinematográfico e televisivo ou que apenas tenham interesse pela linguagem narrativa da ficção.
    A atividade é um mergulho num dos aspectos mais fascinantes da narrativa ficcional para cinema e séries: a criação de personagens. Iniciaremos pela Jornada do Herói e os arquétipos que a povoam, seguiremos pela construção e caracterização dos protagonistas e coadjuvantes e estudaremos suas motivações e histórias pregressas;
  • Oficina: Praticando a produção cultural – Desenvolvendo uma ideia (40 vagas)
    Coordenação: Renato Modesto
    Datas e horários:
    Turma A – 1, 3 e 8/11 – das 14h às 16h
    Turma B – 30/11, 5 e 7/12 – 18h30 às 20h30 (dezembro)
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Pessoas com alguma experiência em projetos culturais que desejem conhecer mais e se aprofundar na área.
    Link para inscrição turma A
    Link pra inscrição turma B
    Esta oficina busca apresentar um panorama histórico e referencial de modelos de produção, teóricos e práticos, aproximando os participantes da cena da produção para desenvolverem seus projetos. Serão mostradas ferramentas para melhorar a análise dos projetos culturais e melhor desenvolver programas culturais, passando por todas as etapas da administração e desenvolvimento dos projetos, considerando pré-produção, produção e pós- produção;
  • Oficina: Roteiro de Curta-Metragem – Do Documentário à Ficção (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Roney Freitas
    Datas e horários: 1, 3, 8 e 10/11 – das 10h às 12h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: A partir de 17 anos
    Esta oficina busca fornecer informações teóricas e práticas sobre a produção ficcional e documental contemporânea visando à elaboração de roteiros audiovisuais, por análise de projetos, discussão de textos teóricos e processo criativo compartilhado de filmes do palestrante e de outros realizadores. Proporciona conhecimentos e experiências próprias ao aluno no desenvolvimento de argumentos e projetos de curta-metragem em cinema;
  • Clube de Leitura – Ver-se sem se reconhecer: o leitor coautor em Clarice Lispector (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Ricardo Hirata
    Datas e horários: 3,10, 17, 24/11 e 1 e 8/12 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessadas e interessados na literatura de Clarice Lispector.
    Experienciar a literatura por meio de um grupo é sempre uma oportunidade para enriquecer interpretações e experiências. Trocar palavras e afetos em conjunto propicia ao pensamento um “tecer com o outro” o que, não raras vezes, desvela novas camadas (e entrelinhas) do texto. Acompanhados dos romances Perto do Coração Selvagem (1943), A Hora da Estrela (1977) e Um Sopro de Vida (1978), daremos destaque à vivência de coautoria empreendida pelo leitor;
  • Oficina de Planejamento de Projetos Culturais Sustentáveis (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Eva Laurenti e Daniela Senador
    Datas e horários: 21, 28 e 29/11 – das 19h às 22h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: Por ordem de Inscrição
    Público: produtores, artistas e demais interessados
    Oficina Técnica para planejamento da elaboração de um projeto cultural, envolvendo pré-produção, produção e pós-produção. Serão apresentadas as ferramentas necessárias para desenvolver um projeto estruturado, partindo de um planejamento adequado, visando o financiamento indireto e direto. A partir de então, o exercício será pensar o planejamento dos projetos culturais com a clareza de quem é público-alvo adequado para cada iniciativa. Esse planejamento, fundamental também para as iniciativas culturais, é peça-chave para a sustentabilidade das mesmas. A Oficina permitirá aos participantes identificar, de um lado, quais os segmentos de públicos afinados com o seu projeto cultural e, de outro, quais são as demandas latentes que podem inspirar projetos sustentáveis. Para isso, serão utilizadas técnicas simples e inovadoras que permitem a coleta de insights para embasar os projetos. Considerando o público como eixo condutor da viabilidade, também serão transmitidas técnicas para testar o interesse pelos projetos pré-Concebidos e analisar resultados após a sua difusão para o mercado;
  • Laboratório de Expressão – Colagem (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Caterina Rino
    Datas e horários: 1/12 – das 14h às 17h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados, a partir de 16 anos.
    As experiências artísticas ampliam a visão de mundo, a compreensão do outro, a dimensão de espaço e tempo e instiga à reflexão. Essa atividade estimulará a criação a partir da apresentação de imagens já criadas e de imagens que permitam um processo criativo, mesmo sem recursos mais requintados, como placa de corte ou estilete de precisão;
  • Dança Urbana Contemporânea (25 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Igor Gasparini
    Datas e horários: 1, 2, 8 e 9/12 – das 14 às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Artistas da Dança, pessoas com o mínimo de experiência em dança. Experiência com dança urbana seria recomendado, mas não obrigatório
    Esta oficina busca descobrir como o corpo que apresenta um treinamento específico (no caso em dança urbana, mas que pode ser feito com outras técnicas também), pode responder diferentemente aos estímulos, sem perder a sua essência, mas saindo do lugar da reprodução e buscando encontrar uma dança mais autoral, individual e singular;
  • Palestra: Tenho um roteiro, e agora? (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Marcelo Marchi
    Datas e horários: 1/12 – das 18h30 às 21h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberto a todos que desejem atuar profissionalmente na área de roteiro cinematográfico e televisivo
    Por meio de um panorama da profissão de roteirista, esta atividade busca orientar os participantes a prepararem um projeto atrativo em torno de seu roteiro de filme ou série e apresentar os caminhos possíveis para que esse projeto chegue aos players do mercado, como produtoras, canais de televisão, plataformas de streaming e agentes de roteiristas. A atividade é focada no funcionamento do mercado audiovisual no que se refere ao trabalho do roteirista, especialmente a partir do momento em que esse profissional ou aspirante possui um roteiro finalizado e pretende divulgá-lo entre produtoras, canais de televisão e plataformas de streaming a fim de que seja produzido;
  • Oficina: Corporeidade em processos de escrita literária – Caminhos para uma educação sensível (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Marina Wisnik
    Datas e horários: 6 e 8/12 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Educadores e professores
    Por meio de propostas que integrem as linguagens verbal e corporal, reconhecendo as unidades sujeito/objeto e corpo/mente como necessárias para a implementação de uma educação sensível, será feita uma reflexão sobre o trabalho com literatura em educação. Com base no Pensamento Complexo de Edgar Morin e na perspectiva de corporeidade de Merleau-Ponty, defendendo uma educação de sensibilidade (Rogério de Almeida e Marcos Ferreira/ FEUSP) e tendo como disparadores alguns de seus palíndromos poéticos, Marina realizará um trajeto expositivo que se organiza entre reflexão sobre práticas educacionais, reflexão teórica e poesia;
  • Oficina: Intensidades da Imagem Cinematográfica (50 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Cyntia Calhado
    Datas e horários: 29 e 30/11, 6 e 7/12 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Interessados, estudantes, graduados ou educadores das áreas de
    Arte, Comunicação, Design, Cinema e Audiovisual. Realizadores, críticos e
    curadores. Interessados no desenvolvimento de projetos de pesquisa para a pós- graduação.
    Como uma imagem nos afeta? Por que algumas imagens nos marcam, permanecendo em nosso imaginário muito tempo depois de as termos visto? Quais procedimentos audiovisuais são acionados para que um filme se torne uma experiência estética intensa? Esses são alguns dos questionamentos que motivam esta oficina, fruto da tese intitulada Intensidades da imagem: experiência estética no cinema, análises críticas a partir de Walter Salles, concluída pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP em 2019;
  • Workshop: Colagem, Identidade e Ancestralidade (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Moara Tupinambá
    Datas e horários: 6/12 – das 10h às 13h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberto a todos os públicos.
    O workshop pretende apresentar os processos criativos da artista, suas inspirações, pesquisa e a importância da técnica da colagem para a construção de sua poética da série “Mirasawá”. Como a colagem pode provocar a conexão com sua memória, história e ancestralidade? Como a artista vem desenvolvendo trabalhos colaborativos com sujeitas indígenas na construção dessa arte da colagem;
  • Oficina: O Discurso do Ator II – Laboratório de Cenas Autorais Colaborativas (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Raissa Gregori
    Datas e horários: 7, 21 e 28/11 e 5/12 – das 14h às 16h
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Atores formados que queiram aprofundar e/ou diversificar sua formação. Estudantes de atuação. Podem ser aceitos artistas de outras formações como poetas, performers, que queiram experimentar a autoralidade na cena e na interpretação.
    Esta oficina é uma continuidade da atividade “O discurso do ator”. Neste segundo módulo de aprofundamento, aberto também a novos participantes, será explorado o formato laboratório, acentuando a participação dos autores/atores, sendo um espaço de provocação, experiência, acompanhamento e elaboração de cenas autorais. No primeiro módulo trabalhamos com cenas individuais, neste procuraremos articular mais de uma personagem na cena. Direcionada aos atores/artistas que estiveram no módulo 1 da oficina, mas também a outros atores que queiram experimentar através da linguagem da videoconferência trabalhos autorais e auto ficcionais em que o ator se apropria da escrita, da composição da “mise en scène” e da produção de cenas autorais baseadas em sua experiência estrutural, seu lugar de fala;
  • Encontro Lírico com a Ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Coordenação: Sergio Casoy
    Datas e horários: 7/12 – das 18h30 às 20h30
    Inscrições: até o preenchimento das vagas
    Seleção: primeiros inscritos
    Público-alvo: Aberto a todos os públicos.
    O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point. Será exibida e comentada uma produção da ópera “Cavalleria Rusticana” na íntegra. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.
Dança Urbana Contemporânea é o tema de uma das oficinas

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ



Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/11/cultura-divulga-novas-vagas-gratuitas-do-programa-estadual-oficinas-culturais-formacao-para-o-interior/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original