‘Dobradinha’: Jundiaí conquista ouro e prata na Marcha Atlética dos Jogos Abertos

Publicada em 11/10/2022 às 16:53

O final de semana foi de ‘dobradinha’ para o TIME-Jundiaí de Atletismo nos Jogos Abertos do Interior 2022, que acontecem na cidade de São Sebastião. Na prova da Marcha Atlética de 3 quilômetros, Jundiaí conquistou o ouro com Maria do Carmo Santos, de 58 anos, e prata com Alanda Martins Santos, de 16, pela categoria adulto, sem restrições de idade.

Maria do Carmo pratica atletismo pelo TIME-Jundiaí desde 2007, mas iniciou na marcha atlética em 2018, competindo pelos Jogos Regionais e Jogos Abertos desde então. “Sempre pratiquei corrida de rua, geralmente de 10km, e fui guia do atletismo do PEAMA por dois anos, mas gosto das provas mais desafiadoras e acabei migrando para a marcha, que é uma das modalidades mais técnicas dentro do atletismo”, comenta.

Mas chegar até a conquista do ouro não foi fácil. A atleta passou por uma dolorosa desclassificação por punição nos Jogos Abertos de 2018 e foi apenas a 9º colocada em 2019. Já nos Jogos Regionais de 2018 e 2019, Do Carmo bateu na trave e ficou com a medalha de prata em ambas as etapas. “Mesmo assim eu nunca desisti. Mesmo na pandemia continuei treinando por conta própria e sempre buscando modalidades mais difíceis como os 80m com barreira e os 2.000m com obstáculos”, afirma.

Após dois anos sem competir, a jundiaiense teve todo o seu trabalho coroado, sendo campeã tanto dos Jogos Regionais como dos Jogos Abertos 2022.

Pódio dos Jogos Abertos 2022, formado por duas jundiaienses na marcha atlética
Pódio dos Jogos Abertos 2022 é formado por duas jundiaienses na marcha atlética

Já a atleta Alanda Martins Santos tem uma história totalmente oposta, mas também vitoriosa. Com apenas 16 anos, ela iniciou na marcha atlética ainda neste ano e sua primeira competição foram os Jogos Regionais. “Nunca havia competido nesta categoria, mas consegui o índice necessário para a classificação aos Jogos Abertos mesmo com apenas alguns meses de treinamento”, relata.

“Nunca tinha praticado atletismo antes, mas me interessei após ganhar a primeira fase dos Jogos Escolares nos 800m. Até então achava que está era minha prova, mas por sugestão do meu treinador fui testar a marcha, e foi um sucesso”, comenta. Alanda treinou apenas por cerca de três meses antes de sua primeira competição na modalidade.

Maria do Carmo com sua medalha e treinador Mian durante treino na pista de atletismo do Bolão
Maria do Carmo e treinador Mian durante treino na pista de atletismo do Bolão

A modalidade

A marcha atlética é uma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta, (ou seja, não flexionada) desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical.

“Esta modalidade ainda é pouco praticada, mas podemos dizer que Jundiaí já é referência quando o assunto é a marcha atlética. É uma prova desafiadora e ter duas atletas de alto nível na equipe faz com que elas estejam sempre motivadas a melhorar e alcançar cada vez mais conquistas”, pontua o treinador de atletismo do TIME-Jundiaí, Robson Mian.

O regulamento estabelece que os juízes de marcha têm que avisar aos atletas que por sua forma de marchar correm o risco de cometer alguma falta, e para isso utilizam placas amarelas com o símbolo de uma possível infração. No julgamento de Marcha, quando um atleta comete infração é anotado no quadro de advertências um cartão vermelho correspondente a infração cometida. Quando três juízes diferentes mostram os cartões vermelhos a um atleta, o juiz chefe procede a sua desqualificação.

Jogos Abertos

O evento, que começou no último dia 6 e prossegue até o dia 15 de outubro, é um dos maiores do país, conta com a participação de 195 municípios (mais que os 189 do último Jogos, em Marília, em 1989); tem 27 modalidades esportivas; até 20 mil pessoas ligadas diretamente aos jogos (delegações- são 13 mil atletas, familiares e staff) e conta com atletas profissionais que usam os jogos como ranking.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/11/dobradinha-jundiai-conquista-ouro-e-prata-na-marcha-atletica-dos-jogos-abertos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original