Moradores podem levar ‘Ruas de Brincar’ para seus bairros

Publicada em 12/10/2022 às 08:05

Uma das iniciativas da Prefeitura de Jundiaí pelo programa municipal Cidade das Crianças, o “Ruas de Brincar” é um incentivo ao brincar livre e em ambiente aberto. Por meio do fechamento das vias para que as crianças e seus cuidadores as ocupem livres da presença de veículos, o programa incentiva também o contato entre as gerações e o resgate de brincadeiras tradicionais.

A iniciativa integra as ações da Prefeitura desde a sua adesão de Jundiaí à Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças, concebida pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci. São de Tonucci os desenhos que ilustram o cavalete de fechamento das ruas para os carros durante os dias de ação, com a seguinte proposta de reflexão “Perdoem o transtorno. Estamos brincando por vocês”.

Iniciativa é uma das que integram o programa municipal Cidade das Crianças

“Além de incentivar a ocupação dos espaços públicos, o ‘Ruas de Brincar’ vem ao encontro da responsabilidade que a nossa geração tem de afastar as nossas crianças das telas em seus momentos de diversão e resgatar as brincadeiras tão tradicionais, como pular corda e amarelinha e brincar de corrida e esconde-esconde”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A rua é o espaço público mais perto de casa, fica logo depois da porta. Quando os moradores se organizam e decidem que quem merece ocupar esse espaço são as pessoas e não os carros, eles dão para as futuras gerações um recado fundamental, que são a manutenção das cidades, a preocupação com o meio-ambiente e o intercâmbio intergeracional”, comenta o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos porta-vozes da Prefeitura para temas do programa Cidade das Crianças.

A educadora infantil Silvana Amaral, moradora do Almerinda Chaves, soube do programa quando uma Rua de Brincar foi montada em frente à Emeb Maria Aparecida Congilio, onde trabalha. Foi então que decidiu mobilizar seus vizinhos.

“O que chamou minha atenção foi o resgate à minha infância, ao brincar sem eletrônicos. E como na rua de casa as crianças já brincavam muito, fiz o contato com os vizinhos para apresentar a proposta. Cerca de 95% deles já aceitaram de cara e os que resistiram foram convencidos pela adesão. Esperávamos atrair umas 15 crianças, mas as de outras ruas também vêm brincar, então, no total, umas 60 crianças brincam todas as vezes. Fica aqui o meu convite para os jundiaienses, para que, em todos os bairros haja, pelo menos, uma Rua de Brincar”.

As Ruas de Brincar podem ser montadas aos domingos e feriados, no período das 9h às 17h, em vias que não possuam hospitais, não sejam comerciais, nem tenham passagem de linhas de ônibus.

Os munícipes interessados podem solicitar da Prefeitura o kit com o material necessário para o fechamento das ruas e opções de brincadeiras. Para que a solicitação seja aceita, é necessário que pelo menos 75% dos vizinhos estejam de acordo. Saiba mais detalhes no site da Cultura.

Silvana: “Que em todos os bairros haja, pelo menos, uma Rua de Brincar”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/12/moradores-podem-levar-ruas-de-brincar-para-seus-bairros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original