Agenda cultural do fim de semana traz mais programação gratuita do Dia das Crianças

Publicada em 14/10/2022 às 12:25

A programação gratuita preparada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) neste fim de semana traz a continuação da programação do Dia das Crianças, pelo programa municipal Cidade das Crianças.

Os interessados também podem aproveitar para conferir as exposições gratuitas em cartaz nos equipamentos municipais, como os Museus e a Pinacoteca. Confira os detalhes:

Teatro Polytheama
A programação no teatro começa já nesta sexta-feira (14), às 19h, quando a Cia. Jovem de Dança abre seu ensaio aberto do espetáculo “Instagrimm”, de seu diretor artístico Alex Soares, para bailarinos, profissionais de dança e outros interessados.

O espetáculo será apresentado para o público em geral, também de modo gratuito, neste sábado (15), às 16h, como a primeira vez em que o corpo artístico municipal de dança irá realizar na íntegra com sua atual composição.

Confira os detalhes da apresentação e como adquirir seu ingresso gratuito

“Instagrimm” traz uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de linguagem das redes sociais. De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo apresenta um panorama dos estilos de dança, com o intuito de despertar no espectador a vontade de dançar.

Já no domingo (16), às 19h, o Teatro recebe o espetáculo “Nunca desista de seus Sonhos” – adaptação da companhia Applaus do best-seller de Augusto Cury e Myrian Rios, Nizo Neto, Mari Feil e Murilo Cunha no elenco. Os ingressos para todos os setores custam até R$ 90, com descontos promocionais e previstos por lei aplicáveis. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Biblioteca
Já na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, a atração do programa Cidade das Crianças reservada para este sábado (15), às 11h, é a contação de histórias com a Cia. Cena 4 Produções. Para esta apresentação, serão contadas as histórias “Bom dia, todas as cores” e “A fruta amarela”. Para a atividade, serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas, preenchidas por ordem de chegada.

A Biblioteca fica na avenida dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, e, aos sábados, fica aberta das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Fábrica das Infâncias Japy
Já na Japy, além de poder brincar nas instalações internas e no Parque Naturalizado, a criançada já sabe que as atrações gratuitas aos finais de semana começam sempre às 10h30.

No sábado (15), Rosângela Torresin apresenta “Tá na hora da história – Contos Contados para todas as idades”, projeto que une diversas linguagens artísticas – como o teatro, parlendas, brincadeiras e músicas – para uma das práticas mais antigas da Humanidade: contar histórias.

Já no domingo (16), os artistas Paula Miurim e Rafael Ambrosin da Cena 4 Produções apresentam “Paula e o Lobo”, espetáculo teatral voltado para o público dos quatro aos 11 anos, adaptado do conto “Pedro e o Lobo”.

Confira os detalhes das atrações programadas para a Fábrica

Exposições
No Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, estrearam esta semana duas novas exposições. Distribuída em 12 salas do prédio histórico, a exposição Patrimônios Culturais de Jundiaí traz uma viagem por acervos que constroem múltiplas, mas nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí. Entre os exemplos de homenageados estão a própria cidade e o Museu, além de outros conhecidos, como o Hospital São Vicente e a Serra do Japi, sem deixar de homenagear as figuras humanas que compõem a História do Município, como os jundiaienses Maria dos Pacotes e Zé Carioca. 

Já nos porões do Museu, com o intuito de aumentar sua área expositiva, o visitante poderá conferir também uma exposição inédita montada com os figurinos, fotos, documentos e cenografia da gravação do filme “Onde há vida há esperança”, dirigido por Rodrigo Rodrigues, e em homenagem a Santo Cereser e a todas as demais famílias de imigrantes italianos que desembarcaram nesta terra.

Quem visitar o Museu poderá conferir ainda seus famosos e aprazíveis jardins, onde poderá aproveitar e contemplar a natureza do início de primavera e as instalações para o público infantojuvenil pelo programa Cidade das Crianças e pela campanha Jundiaí Pé de Infância, como as pinturas de chão, a casa na árvore e as instalações de madeira para o desenvolvimento psicomotor.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. Aos finais de semana, o Museu abre aos sábados e domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone: 4521-6259.

Outra exposição aberta esta semana é Educação do Caráter, de Bruno Novaes, na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao Teatro Polytheama. A mostra, que pode ser visitada até o dia 08 de novembro, traz a pesquisa e construção da documentação do artista sobre uma escola fantasiosa em busca da certificação para se tornar uma “escola do caráter”, almejado selo que legitima sua formação para além do conteúdo, atingindo também a moral do aluno. Aos sábados, a Galeria fica aberta ao público das 10h às 13h.

Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, o visitante poderá conferir a exposição inédita Diálogos Insurgentes, em que Emília Santos e Felipe Lima combinam fragmentos da contemporaneidade, de articulações e reapropriações de códigos, em uma vasta iconografia, que percorre discursos de lugar, espaço, pertencimento, nacionalidade e identidade.

Quem visitar a Pinacoteca poderá conferir também as exposições montadas com as obras de sua reserva técnica, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca fica no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), localizado na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. Aos finais de semana, a Pinacoteca fica aberta aos sábados e domingos, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

No Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o visitante poderá conferir duas exposições gratuitas. Uma delas Caos on Canvas, de Didu Losso e Sérgio Scaff, pode ser visitada no espaço de exposições ao lado da Sala Jundiaí. Com as interpretações de 18 artistas sobre fotos de Lucas Lenci, a exposição traz telas posicionadas em pedaços de contêineres com as interpretações individuais sobre o caos e o diálogo entre o crescimento urbano e a preservação da natureza. Aos sábados, a exposição pode ser visitada das 8h às 17h.

Outra opção interessante é a exposição inédita Ferrovias… muito além dos trilhos, no recentemente reaberto Museu Ferroviário. Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras. Aos finais de semana, o Museu abre aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Já quem for à Biblioteca poderá conferir ainda as exposições A cidade fala, ouve quem sente, de Beatriz Pastorini Nogueira, montada no Espaço de exposições Sônia Cintra, e o Varal Literário, de artistas diversos, montado na Galeria Jundiaí. Aos sábados, a Biblioteca fica aberta das 9h às 13h.

Pracinha da Cultura
Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), a programação cultural do fim de semana começa com a exibição de filme gratuito, pela sessão do Super Tela, sempre às sextas-feiras, às 19h. São disponibilizados sempre 40 lugares no auditório, preenchidos por ordem de chegada.

Já durante o fim de semana segue a programação de oficinas gratuitas para inscritos de diversas idades. Aos sábados, entre as oficinas ainda com vagas disponíveis estão a de Capoeira (maiores de sete anos), das 9h30 às 10h30; de Maracatu (maiores de sete anos), das 14h às 16h. Os interessados em participar podem realizar inscrição para a atividade no dia e local de sua realização.

A Pracinha da Cultura fica na Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

A agenda cultural completa pode ser consultada no site da Cultura.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/14/agenda-cultural-do-fim-de-semana-traz-mais-programacao-gratuita-do-dia-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original