Encontro aborda Empreendedorismo e Cultura para pessoas com deficiência

Publicada em 14/10/2022 às 10:30

As Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) – por meio das Assessorias de Políticas para a Pessoa com Deficiência e de Direitos Humanos – e de Cultura (UGC) realizaram na manhã desta quinta-feira (13) o 1° Encontro Arte, Cultura e Empreendedorismo para Pessoas com Deficiência.

Realizado no auditório do Paço Municipal, o encontro teve como objetivo sensibilizar e capacitar os participantes sobre os editais e demais iniciativas desenvolvidas pela UGC, e contou com as participações de pessoas com deficiências, representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSC) deste segmento, além de integrantes do Sebrae, do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas – Peama (Unidade de Gestão de Esporte e Lazer).

Objetivo do encontro foi de sensibilizar e capacitar os participantes sobre os editais e demais iniciativas desenvolvidas pela Cultura

“Este encontro tem como objetivo pensar e potencializar as habilidades e talentos existentes nestas pessoas e que ainda não foram evidenciados. Por isso buscamos esta aproximação com as entidades, para que elas busquem estes talentos e, com o apoio do Poder Público, eles tenham suporte e eles possam virar, inclusive, suas ferramentas de sustento profissional”, comentou o assessor de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos.

“Se valendo dos fatores multiculturais, o acesso à cultura promove a dignidade e valorização da pessoa humana, e ela deve ser feita através da inclusão em todos os sentidos, e este encontro traz na sua pauta estão ação imprescindível para nosso Município”, declarou o assessor de Políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.

“Desenvolvemos neste encontro três falas importantes sobre a inclusão de pessoas com deficiência. A primeira delas foi uma apresentação específica para este segmento sobre um movimento que já vem sendo desenvolvido pela Cultura com parceiros para potencializar as iniciativas empreendedoras da classe artística, além de apresentar nossos canais de divulgação e comunicação com a classe. Em seguida, apresentamos o programa de oficinas culturais gratuitas, cujo calendário será divulgado em breve e para o qual nossos oficineiros certamente irão acolher muito bem este público. E por fim iniciamos um mapeamento e diálogo de como estas entidades podem ser incluídas, de modo voluntário, em nossos festivais, por exemplo, como os grupos de dança do Peama podem participar do nosso Enredança e os corais das entidades podem se apresentar no Encontro de Corais, que começa na semana que vem”, apresentou o diretor do Departamento de Cultura (UGC), João Carlos De Luca.

A iniciativa conta com o apoio e participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/14/encontro-aborda-empreendedorismo-e-cultura-para-pessoas-com-deficiencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original