Clínica da Família Hortolândia registra mais de 8,7 mil atendimentos em um mês
Publicada em 19/10/2022 às 10:53A bebê Sofia de 16 dias recebeu atendimento terça-feira (18) de um médico e um enfermeiro, sem a necessidade de agendamento. A cuidadora Fernanda Maiara de Souza passou por acolhimento e teve sua demanda de saúde atendida. Já Luna Marinho, de cinco anos, foi na sua segunda consulta com o odontologista. Em seu primeiro mês de funcionamento – completado neste dia 19 -, a Clínica da Família Hortolândia realizou mais de 8,7 mil procedimentos, sendo 2,1 mil consultas médicas, 1,6 mil atendimentos de enfermagem, 684 atendimentos odontológicos, 900 acolhimentos, 2,2 vacinas aplicadas, 240 atividades em grupos, entre outros serviços.
O equipamento entregue pela Prefeitura de Jundiaí, em um prédio de 1,5 mil m² de construção na rua Campinas, também conta um Pronto Atendimento. O investimento foi de R$ 6 milhões para construção e mais R$ 500 mil com mobiliário.
“Fomos muito bem atendidos e recebemos todas as orientações. O espaço ficou muito bom, grande e claro”, comentou a mãe da bebê Sofia, Carla Kaori Matsuba, acompanhada do esposo Yutaro Nishi. “A estrutura ficou bem melhor, com mais espaço”, falou Fernanda. “É a nossa segunda consulta aqui e estou achando tudo maravilhoso”, elogiou Graziely Nobrega, mãe da Luna.
Além de contar com estrutura adequada e equipamentos modernos, a Clínica da Família oferta para a região da Vila Hortolândia e Vila Marlene, com cerca de 18 mil usuários ativos, o modelo de sucesso adotado pelo Município: o Acesso Avançado, que garante em, no máximo, até 48 horas, atendimento ao paciente sem a necessidade de agendamento. A unidade ainda conta com seis equipes completas, com médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, entre outros, para a oferta de assistência em atenção básica baseada na Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“A região ganhou uma ampla estrutura, o que permite a ampliação de serviços a partir da regionalização do atendimento de atenção básica e urgência e emergência. A resolutividade da Clínica da Família é de 80% das demandas, enquanto do Pronto Atendimento é de cerca de 95%”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
“Sendo a saúde a nossa prioridade, atuamos de maneira organizada e planejada para ofertar atendimento próximo de casa e resolutivo para a população, com estruturas modernas. Esse é um modelo que estamos ampliando para a cidade”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
Para a médica da Saúde da Família, Tatiane de Luca Barbosa, os benefícios podem ser vistos dia a dia. “Estamos felizes com toda essa estrutura, que nos permite realizar o atendimento com equipe multidisciplinar, onde médico atua lado a lado junto com enfermeiros e demais profissionais. O projeto terapêutico fica mais singularizado, com resultados melhores.”
Pronto Atendimento
O Pronto Atendimento geral 12h fica, no andar térreo, neste primeiro mês, registrou 6.059 atendimentos, sendo 3.983 em clínica médica, 1.912 em pediatria, 103 em ortopedia (adultos) e 61 em enfermagem. O serviço, operacionalizado por convênio firmado com o Hospital São Vicente de Paulo (HSV), também conta com aparelhos de diagnósticos. No período foram realizados 689 exames de imagem – 564 raio-X e 125 ultrassonografias.
Apoio
Ao complexo de saúde Hortolândia está acrescida uma Unidade de Apoio – na rua Monsenhor Emílio José Salin – que agrega todo o apoio logístico às equipes e atividades complementares, como farmácia com a dispensação de medicamentos de uso contínuo e eventuais, medicamentos controlados com prescrição de controle especial, psicotrópicos, insumos para diabetes, além dos medicamentos e insumos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagismo (PAIT). O espaço recebeu R$ 1,6 milhão de investimento.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
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