BrincAR LIVRE: famílias fazem ‘descobertas’ pelo Mundo das Crianças

Publicada em 28/10/2022 às 10:43

Ao longo desta quinta-feira (27), as famílias visitadas pelo Criança Feliz em Jundiaí puderam, a convite da Prefeitura, participar junto com os visitadores do programa de atividades da iniciativa “BrincAR LIVRE” no Mundo das Crianças. Entre as propostas, as crianças receberam um “kit de descoberta” para que, interagindo com seus cuidadores, entrassem em contato com a natureza e pudessem coletar ao ar livre elementos naturais de diversos tamanhos, cores, formatos e texturas.

O “BrincAR LIVRE” é uma iniciativa da Rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte, e é viabilizada pela Allma Hub Criativo. Em Jundiaí, a proposta integra o programa municipal Cidade das Crianças e incentiva as famílias a reservar momentos frequentes de contato e interação entre as crianças e seus cuidadores, o afastamento das telas e a substituição por brincadeiras em contato com a natureza.

Uma das famílias foi a do Davi Silva, de quatro anos, que mora no jardim Santa Gertrudes é acompanhado no programa pela visitadora Célia Bezerra. Acompanhado da mãe Kamille, da irmãzinha Maria Louise, de três meses, e dos tios Anthony (11) e Kemilly (10), Davi coletou, segundo ele, “pedrinhas, folhinhas e galhinhos”.

Davi contou com a ajuda dos tios Anthony e Kemilly para buscar os elementos da natureza

“Decidimos vir, pois ainda não conhecíamos o Mundo das Crianças e eles aprovaram os chafarizes, o foguete e a casa da árvore. Estamos no Criança Feliz há apenas dois meses e sinto que as visitas têm estimulado e aguçado o desenvolvimento deles, por isso decidimos vir”, comentou Kamille.

Já a Elisa Silva, de três anos, é acompanhada pela visitadora Vitória Baldi e, durante a expedição foi acompanhada dos pais, Anderson e Nádia, moradores do Retiro. “Esta já é a sexta vez que a gente vem aqui, mas viemos de novo, pois a Elisa ama este lugar e é um espaço em que ela interage com todos. Ela chama o Mundo das Crianças de ‘floresta’, e, como é curiosa, achou um monte de casquinhas de cigarra para colocar no kit”, comentou a mãe.

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores do programa Cidade das Crianças, a atividade desta quinta-feira (27) culmina do trabalho realizado com as famílias. “Uma das frentes do ‘BrincAR LIVRE’ era a do ‘Arzinho, Arzão’, de incentivo às famílias para que reservassem, respectivamente, momentos de brincadeiras mais curtos e perto de casa, porém diários, e momentos mais longos, em parques e complexos esportivos. Este momento no Mundo das Crianças vem ao encontro desta programação, que deve ter continuidade nos próximos meses com novidades”

Já Maria Brant, gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), à qual o programa Criança Feliz está vinculado no Município, fez um balanço positivo da atividade. “Diferente das atividades anteriores, em que a Prefeitura disponibilizava o transporte para as famílias, desta vez a proposta foi convidá-las para que viessem espontaneamente para a atividade. E assim, pudéssemos mensurar o incentivo das iniciativas do ‘BrincAR LIVRE’ com as famílias para a mudança de comportamento. Ao longo do dia, tivemos cerca de 100 participantes, o que é um saldo bastante positivo”.

Brincando na “floresta”, apequena Elisa achou um monte de cascas de cigarras

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/28/brincar-livre-familias-fazem-descobertas-pelo-mundo-das-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original