Dia do Livro: atividades, acervo e programação cultural estimulam a leitura

Publicada em 29/10/2022 às 10:08

Comemorado nacionalmente neste sábado (29), o Dia do Livro ainda é celebrado por muitos leitores, que, apesar das novas tecnologias, ainda preferem o impresso em detrimento às telas. Para essas pessoas e toda a população em geral, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem realizado diversas ações na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos) e na Biblioteca da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) de fomento à leitura e à diversidade de programação cultural.

“Além do foco no estímulo à leitura, por meio de atividades e programações gratuitas baseadas em nosso amplo acervo, outras duas frentes de trabalho têm guiado a atuação da UGC para as bibliotecas, que são o fomento ao trabalho local, de artistas jundiaienses, e a programação cultural gratuita para os públicos infantojuvenil – pelo programa Cidade das Crianças – e adulto”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Uma das iniciativas de divulgação do acervo é o Clube de Leitura com o Autor, que trabalha com o acervo do projeto “Leitura Itinerante”. Formado por obras adquiridas pela UGC por meio de editais da Lei emergencial Aldir Blanc, o acervo crescente é composto, em 90%, por autores jundiaienses.

Há ainda outras iniciativas com foco na divulgação do acervo, como a contação de histórias “Lê no Ninho”; “Leitura em Foco” e o “Leiturinha em Foco”, com a indicação deum autor por mês para adultos e crianças, respectivamente; as “Indicações Literárias”, com a sugestão de leitura por tema, que, em outubro, foi o Halloween; e a oficina de Escrita Literária, com a Tuka Vilhena.

Entre as prateleiras da Biblioteca, uma delas é destinada à divulgação das obras de autores jundiaienses

A bibliotecária Michele Bueno explica a aquisição dos acervos de interesse do público. “Existe uma preocupação em manter atualizado nosso acervo de Literatura Contemporânea e, por isso, estamos sempre atentos às listas da Folha de S.Paulo e da revista Crescer, além dos resultados de Prêmios, como Jabuti, Oceanos e SP de Literatura. Somente este ano, por exemplo, já foram adquiridos mais de 400 novos títulos. Os leitores conseguem fazer suas sugestões e pedidos pela internet, mas a procura crescente por obras infantojuvenis, como mangás, por exemplo, é um indicador a que estamos atentos. Sem contar as listas de livros de vestibulares, como Fuvest e Unicamp, das quais temos todas as obras”.

Maria Luísa Dias, de 16 anos, é estudante do Ensino Médio e nesta semana realizou a sua segunda visita à Biblioteca Municipal desde que voltou do Rio de Janeiro, onde morou por dez anos. “Faz pouco mais de um mês que voltei e, nesta segunda visita, já vim com livros na cabeça para procurar. Gosto do tema ‘bruxaria’ e das obras da Agatha Christie. Já tentei ler no celular, mas só me distraí com as notificações das redes sociais. Com o livro impresso eu melhoro minha concentração e ainda leio em voz alta para treinar a dicção”, comentou.

Maria Luísa: leitura com livro impresso melhora a concentração

A Biblioteca traz ainda como novidade este ano uma programação fixa de atrações gratuitas voltadas para o público infantojuvenil aos finais de semana. A programação – de Teatro, Música e contação de histórias – é realizada sempre aos sábados, às 11h, e fazem parte do programa municipal Cidade das Crianças.

Outras novidades na Biblioteca são as exposições mensais, realizadas em dois espaços expositivos: a Galeria Jundiaí e o Espaço Sônia Cintra, além de uma nova exposição permanente da Gibiteca, montada inaugurada durante a 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) e que traz páginas de edições da Revista Japy, do coletivo JundComics.

Pracinha da Cultura
Já a unidade do Vista Alegre conta, além de seu acervo com mais de 2,5 mil títulos, também com uma programação voltada para o público infantojuvenil, em horários que incentivam a participação do público que frequenta o equipamento cultural para sua programação de oficinas culturais gratuitas.

Uma das assíduas frequentadoras da Biblioteca da Pracinha é a Eloah Melo, de oito anos. “Às terças e quintas-feiras participo das oficinas de hip hop aqui na Pracinha e aproveito para visitar a Biblioteca, onde, além dos livros, sempre tem contação de histórias. Eu gosto daqui, pois posso desenhar, pintar, participar das atividades e emprestar livros”, comentou a pequena leitora, que, de todos os gêneros, diz o Terror ser o seu preferido.

Às terças-feiras, às 18h30, as arte-educadoras Rosana Congílio e Valquiria Malagoli realizam a Roda de Conversa e Leitura para o público infantojuvenil. Na sequência, por volta das 19h30, a Biblioteca sempre apresenta uma contação de história, que, em novembro, será com a companhia Grifo de Teatro.

Já às quintas-feiras, seguindo a programação de outubro, em novembro também estão previstas a partir das 18h as oficinas de grafitagem, com o artista Ócio.

Moradora do Vista Alegre, Eloah participa de oficinas na Pracinha e aproveita para frequentar a Biblioteca

Serviço
A Biblioteca Municipal Nelson Foot fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h; e aos sábados das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone (11) 4527-2110.

Já a Biblioteca da Pracinha do Vista Alegre fica na Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110 – Vista Alegre, e funciona às terças e quintas-feiras, das 16h às 20h, com expansão de seus horários prevista para janeiro.

Para ficar sócio, basta que o interessado apresente documento de identidade e comprovante de identidade. A carteirinha é gratuita, fica pronta na hora e vale para ambos os equipamentos por até dois anos. Por vez, cada sócio pode emprestar até quatro livros, por 30 dias, renováveis de forma on-line por outros 30 dias.

Os interessados podem consultar na internet tanto o acervo geral da Biblioteca quanto seu acervo do projeto Leitura Itinerante.

Acervo do projeto “Leitura Itinerante” é composto por obras adquiridas por editais da Lei Aldir Blanc. 90% dos autores são jundiaienses

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/29/dia-do-livro-atividades-com-acervo-e-programacao-cultural-estimulam-a-leitura-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original