Torneio Mente Inovadora: transmissão contará com repórteres mirins das EMEBs

Publicada em 29/10/2022 às 08:00

O 1º Torneio Mente Inovadora, promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Programa Escola Inovadora, além da disputa de jogos de raciocínio lógico matemático entre os 96 alunos dos quartos e quintos anos de 48 escolas municipais, contará com a participação de uma equipe especial: os repórteres mirins das EMEBs. Eles farão a transmissão ao vivo e o registo do evento, juntamente com a TVTEC, no dia 19 de novembro, no Complexo Argos.

Ana Manuella de Souza Bueno, da EMEB Rotary Club, e Clara do Nascimento Fonseca, da EMEB Professora Judith Almeida Curado Arruda, estão ansiosas para chegar o dia. Com outros 45 alunos da rede municipal de ensino, elas participaram de uma formação básica de audiovisual e transmissão ao vivo com profissionais da Fundação Escola TVTEC Jundiaí e já puderam treinar no Dia D competição, onde, ao mesmo tempo, as escolas promoveram campeonatos internos.

Ana Manuella está aproveitando para colocar em prática o que aprendeu

“Eu sempre gostei de gravar com celular. Eu tive até um canal no youtube para dar dicas de leituras. Eu fui convidada e fiz o curso, o que foi muito legal. Aprendi muitas coisas que não sabia. Agora eu sei que tenho que focar na pessoa, mas pensar também no cenário. Estou treinando na escola e em casa”, comentou Clara, muito empolgada.

Ana Manuella também não perde um evento para colocar em prática o que aprendeu. Surgiu uma atividade e lá está a repórter mirim. “Estou adorando fazer reportagens. Eu sabia mexer, mas era pouco. Farei um bom trabalho e vou mostrar direitinho o torneio para a cidade”, ressaltou, enquanto registrava mais uma etapa da disputa entre os alunos da sua turma.

Clara ampliou o olhar e está adorando fazer reportagens

Celebração
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, destaca a importância do envolvimento da comunidade escolar na iniciativa. “É contagiante a agitação em todas as EMEBs. Nossas crianças têm muita potência e vamos mostrar isso nesse evento em que o Município vai celebrar, junto com as famílias e os educadores, a jornada intelectual e emocional dos nossos meninos e meninas. Com os repórteres mirins em ação, acrescentando seus olhares aos momentos, nada vai passar e teremos um grande registro do torneio”, destaca.

“Tivemos o cuidado de despertar nas crianças o olhar da curiosidade, com o intuito de que mostrem o que há nos jogos do Mente Inovadora. Também frisamos a importância deles estarem curtindo esse momento de interação, já que a diversão faz parte. Agora já estão prontos para gravar vídeo e até fazer perguntas. A experiência de estar com eles foi incrível e muito gratificante para todos nós da Fundação Escola TVTEC Jundiaí. Vamos trabalhar agora em parceria no dia 19 de novembro”, enfatiza o diretor do Departamento de Produção e Multimídia da TV TEC Jundiaí, jornalista Anderson Müller.

Atrações
Aberto ao público, o torneio também contará com jogos, oficinas voltadas às famílias dos estudantes, atividades culturais e feiras gastronômica e de artesanato. A iniciativa será em parceria com TVTEC e as Unidades de Gestão de Cultura; Agronegócio, Abastecimento e Turismo; Mobilidade e Transporte; Promoção da Saúde; e Segurança Municipal.

O Mente Inovadora da Mind Lab – empresa de tecnologias educacionais – é desenvolvido pelo Programa Escola Inovadora, tanto na Educação Infantil II como no Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular os estudantes a pensar de forma criativa, lidar com emoções, conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões. As crianças receberam dois diferentes materiais, para uso em sala de aula e para atividades em casa, no ambiente familiar.

O primeiro lugar no torneio ganhará medalha e celular; o segundo e o terceiro, receberão medalhas e jogos; e o quarto lugar será premiado com jogo. Todos os participantes receberão medalhas. As escolas dos alunos vencedores receberão troféus.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/10/29/torneio-mente-inovadora-transmissao-contara-com-reporteres-mirins-das-emebs/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original