Em Jundiaí, empreender começa cedo

Publicada em 02/11/2022 às 08:00

Estimular o empreendedorismo faz parte das atividades desenvolvidas nas escolas municipais da Prefeitura de Jundiaí. A partir de parceria com o Sebrae, 17 unidades e 7 mil alunos participam do a JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A primeira feira dos pequenos foi realizada no final do mês de outubro.

Realizada na EMEB Dr. José Romeiro Pereira, a 1° Feira de Empreendedorismo reuniu produtos elaborados pelos próprios estudantes para ser comercializados no evento. As crianças, com idades até 11 anos, produziram brinquedos recicláveis, aromatizantes de ambiente, sabonete, chá, temperos naturais e mudas diretamente das hortas das escolas, além de bolos e sorvetes.

Na imagem contém alunos da escola municipal de jundiaí na feira de empreendedorismo da escola.
Alunos do 1ºano com sua lojinha aromática

O objetivo da ação foi proporcionar às crianças noções de investimentos, planejamento e empreendedorismo. Giovana Brito, aluna do 4º ano, ficou responsável pelo Quarto de Brinquedos. “Eu sou responsável por monitorar a entrada das pessoas e receber as fichas. As crianças podem brincar 10 minutos pagando 6 reais”, explica a empreendedora Giovana.

Na imagem contem uma aluna do quarto ano sorrindo
Giovana Brito, Aluna do 4º ano

“A parceria com o Sebrae tem por finalidade ensinar para as nossas crianças, de maneira simples, o empreendedorismo e a educação financeira que está envolvida em ter o seu próprio negócio. Eles colocam em prática tudo o que aprenderam ao longo do ano na Feira Jepp”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para chegar até a venda do produto ao consumidor final, os estudantes vivenciaram diversas etapas, inclusive com temas sobre educação financeira e até o básico de contabilidade. “A feira ajuda a desenvolver o lado empreendedor do aluno, juntamente com os conhecimentos em matemática, língua portuguesa, ciências, artes. As crianças adoram e aguardam ansiosos o dia da exposição na feira da escola” conclui a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Na imagem contem seis alunos do terceiro ano
Alunos do 3º ano com sua loja “Brinquecláveis” de brinquedos recicláveis.

O JEPP faz parte das atividades municipais desde 2019, pelo Programa Escola Inovadora. Dentro das ações, são promovidas capacitações anuais com os professores pelo Sebrae, para que eles possam desenvolver as atividades com os estudantes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/02/em-jundiai-empreender-comeca-cedo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original