Fábrica Japy, Biblioteca e Expressa com programação infantojuvenil

Publicada em 03/11/2022 às 17:39

A Fábrica das Infâncias Japy será palco neste final de semana, para a realização da “Mostra Livre Poiesis”, ação do Programa de Qualificação em Artes, das Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, oportunidade em que se apresentarão as cinco companhias teatrais de Jundiaí selecionadas pelo programa:  Cia. O que tem Maria?, Cia. Tramp de Palhaços, Cia. En)Cantar: Histórias de Infâncias, Cena 4 Produções e Trupe Trapaceros.

A ação segundo Marcelo Peroni tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura será toda gratuita e voltada para o público infantil. “Dentro das propostas do Programa municipal Cidade das Crianças estamos buscando aproximar cada vez mais a criança e sua família das ações que desenvolvemos nos espaços culturais da cidade, para que se fortaleçam os vínculos de apropriação dos equipamentos e oferecendo oportunidades para acesso aos mais diversos segmentos culturais”, observou o gestor de Cultura.

A programação da “ Mostra Livre Poiesis” acontecerá em dois dias: sábado (05) e domingo (06). Após cada espetáculo, o público poderá participar de debate com atores e diretores. Confira a programação:

Dia 05 – sábado

10h – Cia. En)Cantar: Histórias de Infâncias, com o espetáculo “ O nascer de Iara, mãe d’água”. A apresentação mostra a beira do rio Jundiaí, três lavadeiras, que buscam as origens de uma cantiga nas histórias contadas por suas ancestrais. Uma mistura de teatro e narrativa onde as personagens vão constituindo em sombras, bonecos, malabares, sons e projeções que tecem a história de Iara, a mãe d’água.

14h – Cena 4 Produções, com o espetáculo “Paula e o Lobo”. Uma trupe de artistas mambembe chegam a uma cidade para apresentar o conto “Pedro e o Lobo”. Porém ao chegar na descobrem que parte da trupe se perdeu no caminho e que eles terão que representar todos os personagens, inclusive Pedro, o ator principal. Diante do desafio, Paula questiona: e se a protagonista fosse uma mulher? Uma reviravolta acontece e o espetáculo ganha uma nova versão, onde destacam que honestidade, perseverança e companheirismo são sempre temas atuais.

“Paula e o Lobo”, da Cena 4 Produções, está entre os espetáculos deste sábado (05), na Japy

Dia 06 – domingo

14h – Trupe Trapaceros, com o espetáculo “Seminário quase internacional de música musical”. O grande maestro Tigela, se desafia a apresentar todos os ritmos do mundo, através da poética, do humor, da ventriloquia e de engenhocas sonoras altamente artesanais. Um encontro lúdico e palhacístico com o público que é convidado a mergulhar na musicalidade da vida de cada um de nós.

15h30 – Cia. O que tem Maria?, com o espetáculo “ A Cientista”. Um convite para entrar no universo da palhaçaria e das experimentações científicas. Com elementos lúdicos, cômicos, sonoros e brincadeiras a personagem Cotonete Maria se apresenta com toda sua potência curiosa e atrapalhada. Apaixonada por borboletas sua pergunta é: será possível criar borboletas em laboratórios? Diante desse questionamento tudo vai acontecer, com muitas surpresas para a plateia.

17h – Cia. Tramp de Palhaços, com o espetáculo “ Charanga da Tramp”. Unindo música e circo, os palhaços Chimpa, Filomeno, Pompeu e Lechuga contam de forma didática para a plateia sobre a importância da charanga – como era chamada a banda de circo – no andamento de um espetáculo. A proposta é resgatar a memória dos pequenos circos mambembes que circulavam pelo Brasil, mostrando a sua importância nos dias atuais.

A Fábrica das Infâncias Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens. Mais informações pelo telefone 4521.0971.

A Cia. Tramp de Palhaços apresenta a sua Charanga na Japy no domingo (06)

Biblioteca

Na Biblioteca Pública Professor Nelson Foot (BNF), a programação cultural para o público infantil neste sábado, dia 05, acontecerá das 11h às 12h, com entrada gratuita, já integra as ações da Unidade de Gestão de Cultura, alusivas ao Mês da Consciência Negra. Assim, nessa semana, a Cia. Contando com Encanto, traz duas histórias do continente africano para a garotada: “ O coração do Baobá”, uma árvore tão grande que a sombra de sua copa pode cobrir uma aldeia inteira e “ Anansi e o roubo das histórias”. Após a contação das histórias será realizada uma mini oficina de boneca Abayomi, símbolo de resistência e que traz a essência do povo africano.

A BNF está localizada dentro do Complexo Argos, na avenida Dr.Cavalcanti, 396, na Vila Arens, com estacionamento gratuito no local. Mais informações pelo telefone 4527.2110.

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Dentro da programação da Feira Gastronômica que acontecerá no sábado e domingo, a UGC também preparou para os dois dias uma programaçãopara a garotada. No sábado (05), às 15h, na área parque central terá o Cortejo da Cia. Tramp de Palhaços.

CONFIRA OS DETALHES DA FEIRA GASTRONÔMICA NO ESPAÇO EXPRESSA

Já no domingo (06), o grupo Loa Terra propõe as oficinas “De onde vêm os alimentos”, das 10h às 16h, e “Viva o ciclo vivo”, das 11h às 15h. Às 14h, a Cia. Tramp de Palhaços reapresenta o seu Cortejo.

Das 10h às 16h, em ambos os dias, a criançada poderá se divertir também com a instalação “Parque de Bambus”, na área parque central.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760, e conta com estacionamento gratuito. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/03/fabrica-japy-biblioteca-e-expressa-com-programacao-infantojuvenil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original