Jundiaí realiza encontro intermunicipal para apresentar políticas para a Infância

Publicada em 08/11/2022 às 08:00

Jundiaí recebeu nesta segunda-feira (07) as visitas de representantes dos Municípios paulistas de Leme, Sorocaba, Itu, Morungaba e Guaraci para um Encontro intermunicipal com foco na Primeira Infância. Com indicação para realização pela coordenação estadual do programa Criança Feliz, o encontro iniciou-se pelo auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e contou também com as participações de técnicos da rede socioassistencial e visitadores do programa no Município.

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, apresentou um panorama de Jundiaí e o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Jundiaí aos visitantes.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças, pois o programa municipal que leva este nome retrata a prioridade que as crianças têm no desenho e aplicação das políticas públicas da Prefeitura. Exemplo disso é o PMPI, cuja elaboração intersetorial começou em 2019 e que, recentemente aprovado, traz para os próximos dez anos 68 ações propostas para execução, a partir de uma matriz lógica, que define não só ações para execução e expectativas, como também a conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”,  comentou Maria.

Após a apresentação na Biblioteca, visitantes também conheceram a Fábrica das Infâncias Japy e o Mundo das Crianças

Já o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, apresentou um histórico das iniciativas de Jundiaí sobre as ações que integram o programa municipal Criança Feliz – como a adesão às Redes latino-americana e mundial de Cidade das Crianças e Urban95 – e reforçou a importância da intersetorialidade.

“Espero que entre as diversas ações de Jundiaí com foco na Infância, a escolha da Prefeitura por incluir a Cultura nessas políticas públicas seja uma das ações a inspirar vocês. Pois a Cultura está nas Belas Artes, mas está também nos costumes, nos comportamentos. E temos visto como, por meio do Teatro, da Música e das contações de histórias – inclusive aqui dentro desta Biblioteca – temos conseguido acessar cada vez mais crianças e suas famílias, com foco na máxima de que se uma cidade é boa para as crianças ela será também para os jovens, adultos e idosos”, comentou Marcelo, que convidou também os presentes para participar do Encontro Latino-americano de Cidade das Crianças e da Rede Urban95, que Jundiaí irá sediar em março do ano que vem.

O encontro também contou com a participação da coordenadora estadual do programa Criança Feliz, Paola Pastrello, que elogiou o Município. “Por tudo isso que foi apresentado e vocês irão conhecer hoje que eu sempre indico Jundiaí como referência de políticas públicas para a Infância. Também por isso que Jundiaí, juntamente com Penápolis, foram os Municípios escolhidos para representar o Estado no encontro da região Sudeste do Criança Feliz, que será realizado nesta quinta (10) e sexta-feira (11), no Município carioca de Três Rios”.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/08/jundiai-realiza-encontro-intermunicipal-para-apresentar-politicas-para-a-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original