Conselho dá início à etapa municipal da Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente

Publicada em 09/11/2022 às 18:41

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu início, nesta quarta-feira (09), à 12ª edição de sua Conferência Municipal. Em sua primeira edição após a pandemia de Covid-19 (a última havia sido realizada em 2018), a Conferência segue sendo realizada na Unip até esta quinta-feira (10), com palestras e debate por eixos temáticos em torno dos impactos e da garantia de direitos no contexto da pandemia

Além de integrantes do CMDCA, participam do encontro servidores das Unidades de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Educação (UGE), Promoção da Saúde (UGPS), além do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC); conselheiros tutelares, visitadores do programa Criança Feliz e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e demais integrantes da rede de garantia de direitos. A principal novidade desta edição é a realização simultânea de uma Conferência Lúdica, com as participações de crianças e adolescentes.

Conferência segue até esta quinta-feira (10) nas dependências da Uni´p

O CMDCA é administrativamente vinculado à UGADS. A gestora da pasta, Maria Brant, representou o prefeito Luiz Fernando Machado e apresentou as iniciativas da Prefeitura para o tema. “São diversas as frentes de trabalho que confirmam que Jundiaí é a Cidade das Crianças, como Mundo das Crianças e a Fábrica das Infâncias Japy, os parques naturalizados, o incentivo à brincadeira ao ar livre e a construção intersetorial de um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), entre outras”.

Já a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, ressaltou a importância da participação das crianças. “Em Jundiaí as políticas públicas são pensadas para as pessoas. Por isso acreditamos na importância deste momento, e, assim como já fazemos do dia-a-dia, na escuta atenta das crianças. Pois as crianças têm menos chances de errar e trazem em seus olhares menos travas e impedimentos para solucionar problemas e organizar ações juntamente com os adultos. Compartilho aqui a minha alegria de chegar e ser reconhecida pelo pequeno Endrew, aluno da nossa rede, e que nesta conferência sentou-se do meu lado e irá contribuir como delegado e representante das crianças”, comentou.

A Conferência Lúdica contou com a participação especial de 140 crianças, alunas dos quartos anos da Emeb Adelino Brandão, do Morada das Vinhas. Após a apresentação inicial, as crianças também se dividiram em grupos de discussão, por eixos temáticos, e também deverão indicar as pautas e delegados representantes.

Divididos em turmas,os alunos da Emeb Adelino Brandão também discutirão os temas e irão apresentar suas propostas e representantes

Um dos participantes foi o Endrew Marques, de nove anos, aquele que se sentou durante a abertura ao lado da gestora Vastí. Ele integrou a turma que discorreu sobre o eixo “enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia”. “A pandemia chegou bem quando eu estava aprendendo a ler, então essa já seria uma dificuldade. Minha proposta será sugerir que os pais e mães fiquem sempre atentos para ajudar seus filhos a superar esses tipos de dificuldades”, comentou o estudante de nove anos.

Até esta quinta-feira (10), os participantes delegados seguem na discussão por tema e deverão apresentar as propostas e representantes de Jundiaí na etapa estadual da Conferência. No total, deverão ser indicados três crianças, quatro adolescentes e dez adultos para participar da próxima etapa. Depois da estadual, a Conferência contará ainda com uma etapa federal.

Também participaram da abertura da conferência, representando a Câmara Municipal, o vereador Douglas Medeiros, que elogiou as iniciativas da Prefeitura pelo programa municipal Cidade das Crianças; e a dirigente regional de Ensino, Valdete Melo, que tratou da necessidade do envolvimento de todos no contexto de retomada pós-pandemia.

Uma das propostas que Endrew pretende apresentar é que os cuidadores das crianças estejam sempre atentos às dificuldades dos filhos

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/09/conselho-da-inicio-a-etapa-municipal-da-conferencia-dos-direitos-da-crianca-e-adolescente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original