Capacitação voltada ao empreendedorismo contempla mulheres do Jardim São Camilo

Publicada em 12/11/2022 às 08:53

O mês de novembro foi de oportunidades e aprendizado para as mulheres do Jardim São Camilo e mães de crianças atendidas na Associação Almater. Pela primeira vez, o projeto Jundiaí Empreendedora na Comunidade chegou ao bairro com o curso gratuito de Sobremesas e Bolos no Pote, ministrado na própria associação. O projeto teve início no Jardim Novo Horizonte, como um piloto, e agora está sendo expandido para novas regiões do município.

A iniciativa está dentro do Programa de Desenvolvimento Local (PDL), sob responsabilidade da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia (UGDECT) e articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Há, ainda, a parceria do SEBRAE e de instituições de ensino como o SENAC e o SENAI.

A confeiteira Elsa Ferreira está no ramo há pouco mais de um ano, após entrar em depressão pela morte da mãe e não conseguir trabalhar fora de casa. “Usei a confeitaria como uma forma de terapia e fui motivada a continuar na área pelos elogios dos familiares”, recorda. Agora, ela aproveitou o curso para ampliar os conhecimentos e fazer os deliciosos bolos no pote. “Aprendi técnicas para decorar bolos com raspas de chocolate e também a manusear e armazenar corretamente os alimentos”, conta. “O curso gratuito é uma bênção em nossas vidas, pois eu e várias outras mulheres não temos condições financeiras de buscar conhecimento”, completa.

Elsa e as demais colegas de curso adquiriram novos conhecimentos por meio do Jundiaí Empreendedora na Comunidade

Os temas abordados, entre outros, foram noções básicas de boas práticas de fabricação e higiene pessoal; segurança no trabalho, balanceamento de receitas, técnica de manuseio de formos, produção de bolos e sobremesas e o armazenamento e transporte dos alimentos.

“Os cursos descentralizados e gratuitos são importantes, pois atendem pessoas que tem um grande potencial empreendedor, mas não possuem fonte de renda para investir num curso ou mesmo para o deslocamento até a região central da cidade. Essa é mais uma oportunidade de garantir conhecimento e aumentar a geração de emprego e renda da população”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

A assistente social da Almater, Elaine Cristina, revela que a união de ONGs com o poder público é fundamental, pois cria uma rede de apoio e traz novas possibilidades a pessoas mais vulneráveis. “Estes cursos agregam conhecimento e dão ânimo para que essas mulheres busquem outras formas de renda para a família”, diz.

“O curso proporciona o acesso à inclusão produtiva aos cidadãos da região. A parceria com o poder público é fundamental, pois ele conhece as demandas da população e juntos conseguimos desenvolver a comunidade de forma global”, avalia a Analista de Negócios do SEBRAE, Eloisa Xavier Couto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/12/capacitacao-voltada-ao-empreendedorismo-contempla-mulheres-do-jardim-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original