Jundiaí participa do maior evento de cidades inteligentes do mundo

Publicada em 13/11/2022 às 08:00

Conhecer as principais tendências da inovação nos campos do desenvolvimento social, urbano e econômico, apresentar as iniciativas da cidade para os grandes nomes do mundo corporativo e construir uma rede de contatos para relações internacionais de interesse do município. Estes objetivos levarão representantes de Jundiaí a três grandes eventos internacionais, entre os dias 15 a 25 de novembro: a Smart City Expo World Congress (SCEWC), em Barcelona, e a Cloud Expo Europe e Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais, ambas em Paris.

Representarão o prefeito Luiz Fernando Machado, os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Cristiano Lopes (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e o assessor especial de Cooperação Internacional, Sami Mansour.

Entre as credenciais internacionais e de inovação, Jundiaí desponta na 6° posição do ranking de cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas; é considerada o melhor endereço brasileiro para investimento internacional, de acordo com o ranking “Cidades do Futuro” da FDI Intelligence, ligada ao Financial Times; possui 400 km de fibra-ótica interligando os serviços públicos, com link de alta velocidade; oferece 90 pontos de Wi-Fi público; GPS, Contactless e Vídeomonitoramento em 100% da frota de ônibus; tem 160 multinacionais instaladas em seu parque industrial, o que insere a cidade nos principais fluxos de negócio da economia mundial.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: vista área da avenida 9 de julho, no entardecer. Faróis dos carros criam efeito de luz na imagem
Jundiaí é uma das 25 cidades que irão representar o Brasil na Frente Nacional de Prefeitos

“A internacionalização de Jundiaí é uma das metas da nossa gestão. Ela coloca a cidade na posição de vanguarda na geopolítica das principais do mundo. Além disso, estaremos promovendo a marca Jundiaí para atração de investimentos internacionais e ainda iremos conhecer as principais tendências de inovação para a gestão das cidades, inclusão social dos cidadãos, fomento do empreendedorismo e a criação de novas profissões”, explica Parimoschi.

De acordo com Cristiano Lopes, a agenda internacional trará a oportunidade de conhecer inovações do mercado. “A troca de experiências é sempre válida e a integração com outras cidades globais uma das diretrizes do prefeito Luiz Fernando, para que possamos divulgar os potenciais de Jundiaí. Vamos apresentar alguns projetos que fazem a diferença, como o programa Jundiaí Empreendedora e o Campus Jundiaí, além do Sistema Jundiaí de Inovação”, afirma Cristiano Lopes, ao citar ações robustas já em andamento dentro do conceito de cidade inteligente.

Sami Mansour avalia a presença de Jundiaí no congresso como oportunidade de expandir a internacionalização. “Jundiaí desponta como referência em diversas iniciativas e fortalecer a rede de contatos com o mundo é fundamental para articular novos projetos de interesse da cidade”, afirma.

Maior do mundo

O Smart City Expo World Congress, realizado em Barcelona, reúne, anualmente, mais de 25 mil participantes de 150 países em um conjunto de feira e congresso. Já o Cloud Expo Europe, realizado em Paris, é reconhecido como o maior evento em nuvem do mundo e dedicado a data centers, computação, segurança, blockchain, big data e IA e Internet das Coisas, ferramentas utilizadas para facilitar a vida dos cidadãos.

“Jundiaí está gradualmente se tornando um novo hub para projetos de datacenter no Brasil e nossa participação no evento tem como principal objetivo a atração de novos investidores da área para o município”, explica Parimoschi.

A Feira dos Prefeitos e dos Governos Locais é o maior evento da contratação pública regional, com mais de uma dezena de oficinas sobre as questões enfrentadas pela comunidade mundial através de feedbacks: energias renováveis, e-procurement, TIC e gestão urbana. Ainda em Paris, a agenda também inclui o Station F, o maior coworking de startups do mundo.

“Vamos buscar conhecer o modelo de seleção e de incubação das startups, apresentar o programa ‘Campus Jundiaí’, o novo modelo de incubação do município e identificar possíveis parcerias nas áreas de inovação e tecnologia”, afirma Cristiano.

Neste ano, a delegação do Brasil contará com 25 cidades e apoio da FNP (Frente Nacional de Prefeitos).

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/13/jundiai-participa-do-maior-evento-de-cidades-inteligentes-do-mundo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original