Pedagogos de Jundiaí vivenciam experiências com atelieristas da cidade de Reggio Emília

Publicada em 13/11/2022 às 10:01

A semana foi de muito trabalho e conhecimento para professoras, diretoras e educadoras do sistema municipal de ensino e convidadas. Isso porque elas tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra e participar de uma oficina, tudo de forma gratuita, com atelieristas da Reggio Children, de Reggio Emília, cidade do norte da Itália e referência mundial em políticas públicas voltadas à educação na primeira infância, assim como pratica Jundiaí, a Cidade das Crianças. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

“Essa é uma oportunidade de ouro para todas as pessoas que trabalham com educação no município. As práticas aplicadas em Reggio Emília são referência mundial e dialogam com as propostas do Programa Escola Inovadora, como por exemplo uma boa ambiência escolar, professores bem formados que buscam novas capacitações e premissas teóricas apoiadas por boas políticas públicas. Com certeza todos nós seremos profissionais melhores a partir dessa vivência”, afirma a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.

A palestra teve como objetivo apresentar a cidade de Reggio, sua história e os princípios que norteiam a educação no município. Ela foi ministrada pelos atelieristas italianos Federica Castrico e Alessandro Mainini, além de contar com a participação da gestora de educação. Vinda de Itatiba, a diretora e membro da Secretaria de Educação da cidade, Giancarla Giovanelli, revelou estar feliz com a oportunidade. “A cidade de Reggio é uma referência no tema e é muito importante Jundiaí, que aplica muitos conceitos iguais, proporcionar a oportunidade para nós aprendermos sobre a estrutura e o cotidiano deles”, explica.

Já para Andressa Toledo, professora da EMEB Amélia Lima Lopes, o evento foi importante para aprofundar os conhecimentos. “Aplicamos as boas práticas e a metodologia deles, mas é importante se aprofundar no tema para melhorar a qualidade de ensino das crianças e como explorar a natureza no ensino, por exemplo”, explica a professora. Além de Itatiba, estiveram presentes na palestra pedagogos de Morungaba, Louveira, Itupeva, Várzea Paulista e Piracicaba.

Andressa Toledo aproveitou a oportunidade para se aprofundar nas boas práticas de Reggio Emília

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Na oficina realizada no CIEMPI, os pedagogos puderam entender a relação dos instrumentos digitais com a natureza. Fizeram um trabalho de pesquisa e coleta de elementos naturais, no jardim do complexo Argos, e utilizaram os materiais para produzir parte da Mostra Sconfinamenti – Atravessando fronteiras: encontros com sujeitos vivos/paisagens digitais e levar as práticas para o cotidiano escolar. A ação foi aprovada pela formadora Ana Carol Tomé. “Muito importante se aprofundar no tema de forma prática e ampliar o nosso e, consequentemente, ampliar o repertório dos alunos”, avalia.

Atelieristas realizaram uma oficina para diretores de escolas e técnicos da Unidade de Gestão de Educação

“Jundiaí é uma cidade com uma natureza forte e isso contribui muito para a qualidade da educação. Viemos para refinar esse contato das pedagogas com a natureza e também aprender muito com a sensibilidade no olhar dos brasileiros. Esse contato é muito enriquecedor e prezamos muito por ele em Reggio”, explica Federica. “A pedagogia exige o bom trabalho das pessoas, instituições fortalecidas e boas políticas públicas para que exista da melhor forma. Em Jundiaí conseguimos ver isso e esse intercâmbio tem muito a contribuir com o conhecimento de todos”, opina Alessandro.

Participantes foram a campo para encontrar elementos naturais que poderiam ser usados na oficina

Para Ana Teresa Gavião Mariotti, Diretora de Formação da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho – responsável pela curadoria da Mostra e membro da network de Reggio-Children – a troca de experiências é fundamental para ampliar os conhecimentos e a forma de olhar para a criança. “Esses momentos ampliam o conhecimento sobre a relação da natureza com as tecnologias. Estimular o olhar científico para os elementos naturais desenvolve o interesse das crianças em pesquisar e ter cada vez mais contato com esses temas”, argumenta.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/13/pedagogos-de-jundiai-vivenciam-experiencias-com-atelieristas-da-cidade-de-reggio-emilia/

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