Promoção da saúde dos homens é incentivada nas UBSs e nas Clínicas da Família

Publicada em 16/11/2022 às 08:00

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) atua neste mês dedicada à saúde do homem como um todo. Na rede de atenção primária, como parte das ações da campanha Novembro Azul, eles estão sendo acolhidos e alertados sobre a importância de acompanhamento para prevenir e tratar doenças.

“A preocupação com o câncer de próstata é grande, considerando que é o mais frequente na população masculina. Contudo, também é importante que os homens fiquem atentos e procurem atendimento para prevenir outras doenças. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas da Família, estamos com um protocolo para conscientização e atendimento, que inclui exames para diagnósticos, além de incentivo aos hábitos saudáveis”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Nos exames de rotina, Silva foi diagnosticado com câncer de próstata

Nos equipamentos, após atendimento com equipe de enfermagem, onde são aferidos a pressão arterial, o peso e a altura, são solicitados exames como de glicemia, colesterol, entre outros, e, a partir de avaliação, o PSA (antígeno prostático específico). Também são agendadas as consultas médicas necessárias. Foi assim, a partir de uma ida a UBS Maringá, que o carreteiro aposentado Washington Silva, de 67 anos, descobriu o câncer de próstata em estágio inicial.

“Se eu não tivesse o hábito de fazer exames gerais, não saberia. Fui na UBS, fiz os exames e depois a biópsia. Agora estou fazendo radioterapia faz duas semanas. O médico comentou que foi importante a descoberta no início e que as chances de cura são de mais de 90%. Tem uns caras que falam que não gostam de fazer check-up, mas é importante e eu sou prova disso. Recebi um bom atendimento na UBS e aconselho todos, independentemente da idade, a procurarem os serviços para exames e consultas”, destaca.

Neste ano, somente em tratamento contra o câncer de próstata, o Município registra 594 homens, sendo 40 em radioterapia, 25 em quimioterapia e 529 em hormonioterapia.

Programação
Ao longo do mês, as UBSs e as Clínicas da Família também realizam ações para lembrar os serviços disponíveis de maneira gratuita, como os grupos de atividades complementares que promovem hábitos saudáveis. Basta procurar a unidade de referência para se informar.

A campanha Novembro Azul é uma iniciativa internacional que teve origem na Austrália no ano de 2003 e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008.

CONFIRA O ENDEREÇO DAS UBSs

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/16/promocao-da-saude-dos-homens-e-incentivada-nas-ubss-e-nas-clinicas-da-familia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original