1º Torneio Mente Inovadora ocorre neste sábado com 96 competidores

Publicada em 18/11/2022 às 10:04

O Complexo Argos sedia neste sábado (19) o 1º Torneio Mente Inovadora, promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Programa Escola Inovadora. A disputa de jogos de raciocínio lógico matemático vai reunir 96 alunos dos quartos e quintos anos de 48 escolas municipais.

A programação começa às 9h e se estende até 13h, com premiação prevista para as 12h30. O evento, com parceria da TVTEC e das Unidades de Gestão de Cultura (UGC); Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT); Mobilidade e Transporte (UGMT); Promoção da Saúde (UGPS); e Segurança Municipal (UGSM), também contará com tendas com jogos para todas as idades, oficinas de Mindzup (jogos on-line), de Picode (experiência da cultura maker), de Stop Motion (técnica de animação quadro a quadro) e Árvore do Pensamento, além de atividades recreativas e culturais, contação de histórias na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, Praça de Alimentação e Feira de Artesanato.

As EMEBs promoveram campeonatos internos para a definição dos representantes. Torneio animou as comunidades escolares

“Será um grande evento, momento em que nossos meninos e meninas colocarão em prática, em uma competição saudável entre as escolas, o conhecimento e as estratégias exploradas pelo Programa Mente Inovadora. Será um momento de integração e de celebração, junto com as famílias e os educadores, das habilidades e ganhos emocionais adquiridos ao longo do ano a partir dos jogos”, destaca a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O torneio terá transmissão ao vivo pela TVTEC Jundiaí. O primeiro lugar ganhará medalha e celular; o segundo e o terceiro, receberão medalhas e jogos; e o quarto lugar será premiado com jogo. Todos os participantes receberão medalhas. As escolas dos alunos vencedores receberão troféus.

Desenvolvido pelo Programa Escola Inovadora, tanto na Educação Infantil II como no Ensino Fundamental, o Mente Inovadora da Mind Lab – empresa de tecnologias educacionais –estimula os estudantes a pensar de forma criativa, lidar com emoções, conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões. As crianças recebem dois diferentes materiais, para uso em sala de aula e para atividades em casa, no ambiente familiar.

A largada oficial para o 1º Torneio Mente Inovadora em Jundiaí ocorreu no início de outubro. Para chegar aos representantes das escolas, as EMEBs promoveram campeonatos internos, que animaram as comunidades escolares.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

– Tenda no estacionamento
Diversos jogos para se divertir em todas as idades.

– FAB LAB
Jogos on-line: Oficina Mindzup – Experiência gamificada mais engajante da galáxia.

– Centro de Línguas
Oficina de Picode – Experiência da cultura maker.

– TV TEC
Oficina Stop Motion – Técnica de animação quadro a quadro.

– Praça na Entrada – CIEMPI
Oficina Árvore do Pensamento – Jogo que alia natureza e tecnologia.

– Biblioteca
Hora da História: The Mindzupers em “a busca pelo conhecimento” – Conto da história com a ajuda do personagem Detetive.

– Em todo o Complexo Argos – Recreação
Brincadeiras de chão com professores de Educação Física.

O estacionamento para os visitantes será na avenida Aristeu Dagnoni (em frente Casa de Acolhimento).

Atrações culturais

Às 9h, a Cia. Tramp de Palhaços apresenta a sua intervenção artística “Charanga da Tramp”, com a interação de palhaços e instrumentos musicais com o público.

Já a partir das 9h50 – Intervenção “SOMBRAs em Ação”, com artistas Cau Silva e Dão Siqueira que trazem a sua intervenção uma brincadeira de sombra e imitação silenciosa dos participantes, que promete provocar muita surpresa e muitas risadas.

10h50 – a Cena 4 Produções apresenta a contação de história “Paula e o Lobo”. Inspirada no clássico infantil, a apresentação teatral traz uma trupe de artistas mambembe que deve apresentar o conto “Pedro e o Lobo” mas sem a presença do Pedro, que não conseguiu chegar em tempo.

Ao longo da manhã, os recreadores do grupo Amorah irão propor brincadeiras infantis clássicas para as crianças e, em turmas, irão conduzi-las até a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. Lá, elas poderão participar, acompanhadas de um detetive, de uma busca a uma chave que abre as portas de um lugar secreto, no meio do Espaço, onde além de dar asas à imaginação, poderão acompanhar a uma contação de histórias.

Encerrando a programação, antes da premiação, a banda Osomduôco apresenta seu show “Músicas de Brincar”, que tem em seu repertório músicas autorais e clássicos de domínio público, além de muita interação com o público e brincadeiras em grupo.

Praça de Alimentação e Feira de Artesanato

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/18/1o-torneio-mente-inovadora-ocorre-neste-sabado-com-96-competidores/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original