Torneio Mente Inovadora ocupa Complexo Argos com aprendizado e integração familiar

Publicada em 19/11/2022 às 18:23

As crianças da rede municipal de ensino, juntamente com os familiares, ocuparam o Complexo Argos, neste sábado (19), para aproveitar as diversas atividades educativas propostas pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), que envolveram a final do 1⁰ Torneio Mente Inovadora – uma disputa de jogos de raciocínio lógico matemático com a participação de 96 alunos dos 4⁰s e 5⁰s anos de 48 EMEBs.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e acreditamos que a educação é a ferramenta que irá transformar o futuro delas e da nossa sociedade. O Mente Inovadora é, além de um elemento agregador no aprendizado, uma maneira de integrar os filhos com os pais e toda a família. Essas práticas geram milhares de benefícios que irão auxiliar no desenvolvimento global das crianças e os reflexos nós veremos lá na frente”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado, ressaltando também a importância da presença das famílias na atividade educacional.

Luiz Fernando Machado entregou os prêmios para as crianças melhores colocadas no Torneio Mente Inovadora

Ao final das competições, os quatro primeiros colocados de cada um dos anos receberam uma premiação especial e todos os alunos participantes ganharam uma medalha. Uma das vencedoras foi a Yasmim Pessi, de nove anos, aluna da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho. Com bastante treino e respiração, ela combateu a ansiedade e conquistou a primeira colocação. “Foi um Torneio muito divertido. Pude conhecer coisas novas, aprender a criar novas estratégias para o jogo e também sei que isso vai me ajudar no dia a dia da escola”, afirma.

Patrícia Pessi, mãe de Yasmim, contou que os treinamentos foram uma ótima oportunidade de reunir a família. “Todos praticamos juntos. A iniciativa da Prefeitura foi excelente, pois, além de termos vários momentos em família, essas práticas ainda ajudam a desenvolver as crianças”, opinou.

Concentrada em cada jogada, Yasmim foi uma das vencedoras da competição

“O Torneio Mente Inovadora surgiu como uma estratégia dentro do Programa Escola Inovadora, em um trabalho conjunto entre as professoras e equipes gestoras, para melhorar o aprendizado da matemática e fortalecer os vínculos escolares dos meninos e meninas das escolas públicas de Jundiaí. As crianças tiveram um ótimo engajamento e encerramos este projeto neste ano letivo, mas no ano que vem teremos mais”, explicou a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.

Momento de Lazer

Além da final do Mente Inovadora, as famílias puderam aproveitar as apresentações artísticas, espaços de jogos e oficinas, cultura maker, gamificação dos jogos do Mind Lab, recreação e lazer ao ar livre, stop motion realizado no prédio da TVTEC, além da praça de alimentação.

Robson aprovou o estímulo aos jogos de raciocínio lógico promovido pela Prefeitura de Jundiaí

Robson Emanuel de Camargo compareceu com o filho Miguel e aproveitou para brincar com os jogos de raciocínio junto com o garoto. “O evento está muito bonito. Bacana a oportunidade de estar com o meu filho e ver ele interessado nesse tipo de jogo, pois fará diferença no aprendizado e no desenvolvimento dele”, argumentou.

O evento reuniu cerca de duas mil pessoas e contou com a parceria da TVTEC e das Unidades de Gestão de Cultura (UGC); Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT); Mobilidade e Transporte (UGMT); Promoção da Saúde (UGPS); e Segurança Municipal (UGSM).

Evento reuniu simultaneamente, em todo o Complexo Argos, cerca de duas mil pessoas

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/19/torneio-mente-inovadora-ocupa-complexo-argos-com-aprendizado-e-integracao-familiar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original