Fim da violência contra a mulher é debatido em eventos na cidade

Publicada em 22/11/2022 às 16:18

No período de 25 de novembro a 10 de dezembro de 2022, servidores municipais e representantes de Conselhos Municipais (entidades e sociedade civil) se unem pelos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. As ações serão coordenadas pela Assessoria de Políticas para Mulheres, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização global da sociedade civil que, no Brasil, dura 21 dias, pois tem início em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Segundo a responsável pela Assessoria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Jundiaí, Penha Camunhas Martinso objetivo é sensibilizar a comunidade e estimular o ativismo. “As atividades compartilham conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas. Entre os temas abordados estarão a prevenção e o trabalho como instrumento de proteção à violência contra a mulher”, explica.

A campanha dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres” é uma mobilização mundial que ocorre em mais de 160 países, sendo realizada no Brasil desde 2003.  “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero”, afirma o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.


Confira a programação completa:

Dia 25/11, das 14h – 16h na  Biblioteca Municipal. Palestra com Dra. Eloisa Gabriel, Assistente Social da Prefeitura do Município de Diadema-SP com o tema: “O trabalho como instrumento de proteção à violência contra a mulher”, para servidões e público em geral.

Dia 29/11: Biblioteca Nelson Foot, das 9h às 11h – Projeto “Por onde andei” (trabalho com o agressor) – Luiz Guilherme Fuschini Camargo, Diretor do Departamento de Proteção Social Especial na UGADS.

“Protocolo da Rede de Acolhimento da Mulher em situação de violência”, Assessoria Políticas para Mulheres e Grupo Técnico de Prevenção e Enfrentamento da Violência contra a Mulher”;

Dia 30/11, das 11h30 às 12h – Palestra: “Economia Social, Trabalho e Empregabilidade”, Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, Assessoria de Políticas para a Juventude e Fundação TVTEC;

Dia 01/12, 7h30 às 8h30 no CECE Aramis Polli – Roda de Conversa / Palestra “A violência contra as mulheres com deficiência e/ou idosas no cenário pós pandemia” – Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Assessoria de Políticas para o Idoso;

Dia 06/12, às 8h, Caminhada no Parque Linear Represa, localizada na Rua José Firmino Temoteo, 468, Parque da Represa;

A data celebrada há mais de 70 anos, tem o propósito de divulgar e informar aos cidadãos a necessidade da garantia dos direitos fundamentais. E, reivindicar os direitos ainda não garantidos pelo Estado e pela sociedade.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/22/confirma-a-programacao-dos-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-a-mulher/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original