Alunos de escolas estaduais apresentam projetos na Prefeitura

Publicada em 24/11/2022 às 15:10

Alunos e diretores de três escolas estaduais participantes do Projeto Escola Cidadã, desenvolvido ao longo do ano pelo Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) da Prefeitura, estiveram nesta quinta-feira (24), em agenda com o prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal. Na ocasião, cada escola trouxe um grupo de alunos para apresentar propostas sobre o tema “A persistência da violência contra a mulher”.

A visita encerra o trabalho do ano do Escola Cidadã, que marcou presença em nessas escolas com palestras e instruções sobre cidadania e temas variados, em um projeto piloto. As três apresentações tiveram o mesmo tema, mas com abordagens diferentes e chamaram a atenção do prefeito.

Luiz Fernando Machado recebe alunos das escolas  estaduais
Luiz Fernando Machado recebe alunos das escolas estaduais

Os alunos também indicaram sugestões para ações que visam o combate da violência doméstica. “Agora, precisamos capilarizar essas ideias e colocá-las em prática para que, de fato, se tornem políticas públicas eficazes. Os jovens espalhados pela nossa rede de ensino têm muito o que colaborar com a administração pública”, comentou Luiz Fernando Machado.

As Escolas Estaduais Antenor Soares Gandra, Alessandra Pezzato e Deolinda Copelli foram as participantes. Os alunos presentes também receberam certificados do projeto após as apresentações e conheceram o gabinete do prefeito.

“Moro em uma região em que convivemos frequentemente com a violência e falar sobre isso é fundamental para um combate efetivo. Trouxemos uma apresentação com depoimentos reais e chocantes, mas foi a maneira que escolhemos para mostrar as diversas situações pelas quais as mulheres passam”, afirma a aluna Roberta Siqueira Leandro, moradora do Jardim Novo Horizonte.

Alunos sentados na sala de situação enquanto o prefeito realiza sua fala
Alunos realizam bate papo com o prefeito sobre políticas públicas

O Projeto Escola Cidadã, foi desenvolvido com objetivo de estimular o pensamento crítico dos jovens a partir dos temas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “A Educação é prioridade em nosso município e o intuito é aproximar os alunos da gestão municipal, através dos assessores especiais do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas para pensar em soluções para a cidade”, relata o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

A iniciativa é do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas da UGCC em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí e consiste no debate dos temas relevantes e atuais do ENEM, relacionados com as temáticas de cada uma das assessorias.

Alunas realizam apresentação sobre a violência contra a mulher
Alunas realizam apresentação sobre a violência contra a mulher
Foto geral: Alunos da rede estadual recebem certificado do Projeto Escola Cidadã
Alunos da rede estadual recebem certificado do Projeto Escola Cidadã

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/24/alunos-de-escolas-estaduais-apresentam-projetos-na-prefeitura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original