Programa Saúde na Escola reúne EMEB na Clínica da Família Novo Horizonte

Publicada em 26/11/2022 às 17:57

Foi promovido neste sábado (26), na Clínica da Família Novo Horizonte, o segundo sábado de atendimento bucal, como ação integrante do Programa Saúde na Escola, com crianças da EMEB Ivo de Bona. A primeira etapa ocorreu no dia 19 de novembro, quando foram atendidos 74 estudantes. Desses, 26 retornaram nesse sábado para a conclusão do tratamento e 48 concluíram o tratamento, contando com cinco consultórios odontológicos e uma equipe de 16 profissionais, entre cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e agentes comunitários de saúde.

O Programa consiste na avaliação feita nas escolas, com escovação supervisionada e atividades educativas. A partir daí são avaliados e agendados os casos que necessitam de atendimento em consultório. “O intuito é seguir o modelo de Tratamento Restaurador Atraumático, abordagem minimamente invasiva com medidas preventivas e restauradoras em relação à cárie. A restauração não cura a cárie, pois o que mantém uma saúde bucal é a mudança de hábito, a escovação com creme dental fluoretado, uso de fio dental e alimentação balanceada”, explica Luciane Koga, assessora técnica em saúde bucal.

Assim como na primeira etapa, as crianças receberam além do tratamento odontológico, ações preventivas voltadas à higiene bucal

Luciane ressalta que a ação tem como foco o tratamento dos alunos, conforme o comparativo do levantamento de risco de cárie, realizado pelas equipes de saúde bucal em 2019, observando que em 2022 ocorreu um aumento de cáries e intercorrências.

“Essa alteração está relacionada ao fechamento das escolas, ocasionado pela pandemia de Covid-19, quando os alunos não tiveram as ações preventivas em saúde bucal nas escolas, devido à reclusão em casa e ao aumento no consumo de alimentos açucarados e industrializados, além da possível diminuição da frequência na higiene bucal, enquanto hábito incentivado dentro das escolas”, revela.

Apoio e acompanhamento

Assim como na primeira etapa, as crianças receberam além do tratamento odontológico, ações preventivas voltadas à higiene bucal, escovação adequada dos dentes, hábitos saudáveis e alimentação balanceada tanto para elas, como para suas famílias.

Maria Clara e Laura aproveitaram a atividade educativa para aprender mais e esclarecer dúvidas sobre fio dental e escovação
Alifer Gabriel ficou atento aos detalhes importantes na prevenção e nos cuidados com a saúde bucal

Maria Clara Oliveira, 8 anos, e Laura Ferreira Silva, 10, acompanharam atentamente as atividades educativas, antes do atendimento no consultório. “Perguntei sobre a forma correta de usar o fio dental”, disse Maria Clara. Já Laura destacou a importância da escovação dos dentes, sempre após as refeições. Alifer Gabriel Machado, 10 anos, ficou atento a outro detalhe importante: o momento certo de descartar a escova dental.

“De sábado é muito mais fácil para acompanharmos os filhos, devido à rotina de trabalho nos dias de semana”, destacou a mãe de Gabriel, Ingrid Machado. O apoio dos agentes de saúde também mereceu destaque no desenvolvimento da ação. “Conhecemos as famílias que residem na região, o que facilita o encaixe de atendimentos quando há faltas”, lembrou a agente Vera da Cruz.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/26/programa-saude-na-escola-reune-emeb-na-clinica-da-familia-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original