Educação apresenta tema da Semana de Atualização Pedagógica

Publicada em 29/11/2022 às 17:15

A Unidade de Gestão de Educação (UGE) apresentou nesta terça-feira (29), aos gestores das escolas municipais, a programação da VI SAP (Semana de Atualização Pedagógica), que acontecerá entre os dias 1º a 3 de fevereiro. Com o tema “Educador Transformador: do percurso formativo à transposição didática”, o evento que abre o ano letivo de 2023, contará com palestras, webinários e a socialização de práticas exitosas desenvolvidas pelos educadores ao longo deste ano.

“Desde 2018, a SAP mobiliza a rede municipal de ensino, oportunizando momentos de aprendizado e troca de experiências, além de fomentar práticas inovadoras. Em todas as edições, trilhamos um percurso formativo que trouxe mudanças significativas no cotidiano das nossas escolas. Neste ano, o objetivo é refletirmos, de maneira intensa, como essa formação pode implicar na prática pedagógica a partir de 2023, considerando que nossas crianças estão mais conectadas e vivenciamos uma nova era na educação. É o momento de pensarmos a transposição didática de tudo o que aprendemos, lembrando que a inovação se faz na ação”, ressalta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Gestores de EMEBs participaram do evento que apresentou o tema e os detalhes da programação

Para inspirar e encantar, uma exposição nas paredes do Centro de Capacitação Paulo Freire, no Complexo Argos, mostra práticas pedagógicas dos educadores, provenientes dos estudos realizados nas formações ao longo deste ano, como o Desemparedamento da Escola, o Ensino Híbrido, a saúde emocional, os jogos de raciocínio lógico matemático, a documentação pedagógica e a alimentação saudável.

“Por meio de imagens, que trazem o olhar, os gestos, o cotidiano e o sorriso dos nossos meninos e meninas, trazemos um recorte do percurso formativo trilhado em 2022. São paredes que falam e mostram o quanto é possível ofertar ensino de qualidade, com inovação, rompendo o modelo de escola tradicional, sempre baseados em estudos e teorias consistentes”, acrescenta a gestora.

Nas paredes, o recorte das ações desenvolvidas neste ano

Programação
A VI SAP contará com a participação de profissionais renomados nacional e internacionalmente. A abertura, no Teatro Polytheama, terá a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, e do professor António Nóvoa, doutor em Ciências da Educação e em História, reitor da Universidade de Lisboa (2006-2013) e embaixador da UNESCO (2018-2021). A programação completa está no site: http://www.visapjundiai.com.br

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/11/29/educacao-apresenta-tema-da-semana-de-atualizacao-pedagogica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original