Equipes apresentam o conceito de ‘Área da Infância’ à população na vila Arens

Publicada em 01/12/2022 às 12:50

A Prefeitura realizou na tarde dessa quarta-feira (30) mais uma etapa de sensibilização e diálogo com os comerciantes e a população em trânsito na vila Arens, próximo à Fábrica das Infâncias Japy, no entorno da rua Lacerda Franco, onde será implementada a primeira Área da Infância de Jundiaí. A ação consistiu na apresentação da proposta, aplicação de formulário e entrega de material gráfico por equipes da Ateliê Navio, escritório contratado pela Rede Urban95, da qual o Município faz parte.

Resultado dos desejos das crianças – inclusive do Comitê das Crianças de Jundiaí, a Área da Infância é um espaço qualificado, que deve conter um equipamento público de referência e um espaço ao ar livre de contato com a natureza – no caso, a Fábrica das Infâncias Japy e seu Parque Naturalizado. Nela também é pensada a segurança viária, pensada neste momento a partir de Urbanismo Tático, intervenções temporárias por meio de pinturas e posicionamento de mobiliário que priorizam segurança e incentivam a presença de pedestres e ciclistas.

Proprietário de uma adega, Paulo Caliman compartilha expectativas boas em relação à novidade

“Com foco na transparência das ações, esta etapa de diálogo pelas ruas do bairro integra uma série de encontros já realizados para explicação sobre a proposta de intervenção no local. Vale sempre ressaltar que se trata de uma proposta temporária, para análise e mensuração de impactos, que irão balizar as intervenções futuras, após nova análise da qual também os comerciantes e munícipes também serão partícipes”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos interlocutores da Prefeitura sobre políticas para a Infância pelo programa municipal Cidade das Crianças.

Morador do bairro, Paulo Caliman, de 36 anos, é proprietário de uma adega no espaço onde, por muitos anos, o avô teve um açougue. Para ele, que vai a pé todos os dias ao trabalho, a expectativa é de melhoria na mobilidade. “A priorização da presença de pedestres atrai a vinda de crianças e isso traz segurança e policiamento. Por isso tenho boas expectativas em relação à ‘Área da Infância’. Meus receios são quanto à carga e descarga das mercadorias e quanto aos clientes que vêm de carro. Mas entendi que as intervenções são temporárias, para avaliação e que a Prefeitura irá nos chamar futuramente para uma reavaliação”.

Outro comerciante da região, Paulo Sérgio Pereira, proprietário de uma assistência técnica de eletrônicos em atividade desde 1950, também avalia a novidade como positiva. “Meus clientes são todos cativos, que nos conhecem há tempo no mercado ou que receberam indicações de amigos. Como disponho de estacionamento próprio, acredito que as modificações temporárias no viário não devem impactar no atendimento. Sem contar que quem anda a pé conhece mais o bairro em que vive”, comentou o comerciante, que também vai a pé ao trabalho.

Além de comerciante no bairro, Paulo Sérgio Pereira é também morador da Vila Arens

Outra entrevistada pela equipe foi Sueli Gomes, de 63 anos, moradora do Centro, mas que faz compras a pé em supermercado na vila Arens. “Sou contabilista aposentada e desde que fiquei viúva há sete anos decidi vender os carros e faço tudo a pé. Por isso gostei da novidade, pois quando se prioriza o pedestre quem sai ganhando são as crianças e os idosos. Assim, quando vier ao mercado, posso aproveitar para passar pela Área de Infância, pois fica no meu caminho e sei que lá o motorista estará bem mais atento”.

A primeira Área da Infância de Jundiaí será inaugurada na quinta-feira (14), às 9h, como parte da programação em comemoração pelo aniversário de 366 anos de Jundiaí.

Sueli: “decidi vender os carros e faço tudo a pé”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/01/equipes-apresentam-o-conceito-de-area-da-infancia-a-populacao-na-vila-arens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original