Nos terminais, usuários do Situ aprovam ação preventiva de Câncer Bucal

Publicada em 02/12/2022 às 10:56

Estendidas pela primeira vez aos usuários do Sistema Integrado de Transporte Público (Situ), as ações preventivas de câncer bucal dentro do programa Bom Motorista, nos terminais, foram aprovadas pela população. A programação continua nas próximas semanas.

No primeiro dia de atendimento aos passageiros, quinta-feira (01), o ônibus itinerante do programa permaneceu estacionado no Terminal da Vila Hortolândia. Muita gente aproveitou para se informar sobre a doença e fazer o exame. Foi o caso do Cecílio Alves dos Santos. “Estava indo para o trabalho, e não podia perder essa oportunidade. Eu sou fumante, e para falar a verdade, não costumo cuidar da saúde. Acho muito importante essa ação. Me surpreendeu”, comentou.

Desta vez, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) conta com a parceria da equipe de Prevenção e Saúde Bucal da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS). “É graças a essa integração entre as Unidades de Gestão que conseguimos envolver não só os motoristas, cobradores e funcionários do Situ, mas também a população. Incentivar os cuidados com a Saúde é um dos nossos principais objetivos e poder beneficiar cada vez mais pessoas é muito gratificante”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM
Orientação e avaliação serão realizadas para motoristas e usuários do transporte público

Quem também aprovou a ação foi Gabrielle Aparecida Mendes da Cunha Silva. “Eu uso bastante o transporte público. Consegui fazer o exame e já saiu o resultado rapidinho. É excelente. Eu super aprovo”, disse.

A odontóloga da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto, explica que o câncer de boca é o quinto tipo que mais acomete os homens. O maior risco de diagnóstico positivo é para fumantes, para quem permanece muito tempo em exposição ao sol e para pessoas que consomem bebidas alcóolicas. “O exame preventivo é rápido. Usamos uma espátula para verificar se a pessoa tem feridas e/ou lesões na boca. Nos casos positivos, encaminhamos para o Centro de Especialidades Odontológico da Prefeitura. ”

Todos os participantes ganham um kit com escova de dente e caneta do programa Bom Motorista.

Programação:

• 05/12 (segunda) – manhã e tarde – Terminal Cecap

• 06/12 (terça) – tarde – Terminal Eloy Chaves

• 07/12 (quarta) – tarde – Terminal Rami

• 08/12 (quinta) – manhã e tarde – Terminal Vila Arens

• 19/12 (segunda) – manhã e tarde – Terminal Central

• 21/12 (quarta) – manhã e tarde – Terminal Colônia

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/02/nos-terminais-usuarios-do-situ-aprovam-acao-preventiva-de-cancer-bucal/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original