Em 2022 Fundação Escola TVTEC alcança marca de 20 mil vagas oferecidas

Publicada em 06/12/2022 às 12:29

Unir conhecimento com as expertises de profissionais ligados à área da comunicação, do audiovisual e economia criativa têm sido o foco da Fundação Escola TVTEC Jundiaí desde sua criação. Entre 2017 e 2022 foram ofertadas mais de 20 mil vagas para os mais diferentes cursos de formação, entre eles, mídias sociais, fotografia e empreendedorismo.

Em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, a FTVTEC, primeira escola de mídias  digitais e produção audiovisual pública/municipal, oferece de forma gratuita aulas semanais com professores especializados e capacitados nas mais diferentes áreas. E sabe o que é melhor? De tanto empreender muitos profissionais se tornaram mais que professores: agora são mentores. 

Aos 38 anos, o fotógrafo Jansen Bispo já contabiliza em seu currículo 28 cursos promovidos pela FTVTEC, sendo a maioria ligada a área de atuação. Um dos primeiros foi de produção audiovisual que lhe rendeu, inclusive, contatos profissionais. “Conheci a escola procurando por cursos de audiovisual em Jundiaí e fiquei interessado nos cursos de 40h, mas também resolvi me inscrever não somente neles, mas nos de curta duração. Só em 2019 fiz 16 cursos na área de edição, fotografia, mídias sociais e empreendedorismo”, relata Jansen, atual editor de vídeo da FTVTEC. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Professora apresenta tema sobre Instagram para alunos em sala de aula da TVTEC. Ao fundo, telão com projeção sobre o tema. Alunos estão sentados em frente a mesas com computadores
Professora apresenta tema sobre Instagram para alunos em sala de aula da TVTEC

Para o diretor Anderson Muller, ofertar conhecimento por meio de profissionais atuantes na área reforça o comprometimento e responsabilidade da Fundação, referência quando o assunto é profissionalização e mentorias. “As pessoas que procuram por nossos cursos são, em sua maioria, empreendedores com o propósito de transformar suas empresas e alavancar os negócios. Durante a pandemia isto ficou evidente com a procura pelo marketing digital e capacitação de suas empresas”, comenta Muller ao reforçar que os cursos ajudam a tirar os projetos do papel. 

FTVTEC em números

Em cinco anos de criação da Fundação Escola TVTEC Jundiaí, o que não faltam são histórias de ‘virada de chave’, ou seja, de pessoas que utilizam os cursos e mentorias para investir em seu negócio ou mergulhar no universo do empreendedorismo. As estatísticas revelam que dos milhares de alunos que passaram pela unidade, 27% já tinham algum negócio, e 76% planejavam empreender.

O público participante também é diversificado, porém com foco no empreendedorismo feminino. Pelo menos 73% dos alunos participantes é formado por mulheres, entre 31 e 40 anos, mas por conta da diversidade dos temas, a Fundação tem atraído também jovens e adultos. 

Muito além dos muros 

Localizado no Complexo Argos, na região da Vila Arens, um dos bairros mais tradicionais de Jundiaí, a FTVTEC foi pensada em ser um espaço multiplataforma com salas de aula adequadas para fornecer o que há de mais moderno em tecnologia. Tudo para atender os alunos com as mais diferentes necessidades.

E se a ideia é atrair o público para uma ‘imersão de conhecimento’,  o espaço tem sido utilizado para promover oficinas e mentorias. Como um dos hubs do Campus Jundiaí, HUB.tvtec é um espaço de conexão inclusiva, ajuda no alicerçamento e na capacitação para novos empreendedores. 

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Professor usa TV com notebook conectado para apresentar tema sobre imagem para alunos, que estão sentados, olhando para a tela
Professor apresenta tema sobre edição de imagem

Próximos passos

Apesar dos investimentos na estrutura física e na capacitação de seus professores para 2023 o crescimento já é uma realidade. Para o próximo ano, além dos tradicionais cursos oferecidos pela unidade, feiras temáticas já fazem parte da agenda de programação. O primeiro deles é a inauguração do Galpão Criativo em janeiro. O espaço será voltado para abrigar as mais diferentes intervenções artísticas e culturais e se tornar um ambiente de cocriação. 

“Após cinco anos da Fundação TVTEC a ideia é reunir parceiros dentro de um espaço criativo unindo vários conteúdos de formação e de capacitação. Queremos parceiros empreendedores com vontade de cocriar e pensar juntos sobre a economia criativa de Jundiaí”, adianta a superintendente da Fundação TVTEC Mônica Gropelo.

A abertura de vagas para os cursos de 2023 começam a ser disponibilizadas em janeiro por meio das plataformas digitais. Siga os posts nas redes e se una aos milhares de alunos que mergulharam neste universo digital.

Cursos são oferecidos para a população em geral, gratuitamente

Serviço

@tvtecjundiai

@rededeinovadores

@escoladeinovacaojundiai

(Fonte/Imagem TVTEC Jundiaí)


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/06/fundacao-tvtec-fecha-o-ano-com-20-mil-vagas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original