“Espaço Cultura”: Novo Cadastro de Artistas e novos vídeos são destaque na live desta quarta (07)

Publicada em 07/12/2022 às 10:51

A “Live: Espaço Cultura” desta quarta-feira (07) traz com destaque o novo Cadastro de Artistas, ferramenta on-line que serve como banco de dados para contratações de artistas locais e para planejamento de atividades e políticas públicas voltadas à classe artística jundiaienses, apresentado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), na última segunda-feira (05) abrindo a programação de entregas e lançamentos da Prefeitura em comemoração pelo aniversário de 366 anos de Jundiaí

Com início às 16h, o encontro on-line é transmitido ao vivo pelos canais da UGC no Facebook e YouTube e conta com a mediação do diretor de Cultura, João Carlos De Luca que apresentará informações, orientações e instruções para os artistas da cidade sobre  a página Espaço do Artista do site da Cultura, onde estão concentradas as orientações importantes para os artistas, com os links mais utilizados pelo segmento, como para o site do Jundiaí Empreendedora.

Na live serão apresentados mais três propostas artísticas inéditas selecionadas de editais da lei de emergência cultural Aldir Blanc lançados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em 2021.

Nesta semana, as linguagens artísticas dos trabalhos que serão exibidos serão Teatro e Música, com os artistas Luan Henrique da Silva – “Cegos” – Teatro, Luiz Fernando Fidalgo – “Guitarra Instrumental Brasileira” – Música e Daniel Andrioli Rodrigues Motta – “Gerações” – Música. Após a transmissão, o conteúdo segue disponível para os interessados.

Os vídeos

Acompanhe uma breve sinopse dos vídeos selecionados para essa semana:

“Cegos”: A produção da cena “Cegos”, uma performance bufônica, baseada no texto “Os Cegos” de Michel de Ghelderode, que conta a história de três cegos que vão em peregrinação a Roma. Exaustos pela longa marcha, imaginam-se já perto da cidade santa, onde esperam recuperar milagrosamente a visão. Michel Ghelderode teve inspiração no quadro de Pieter Brueghel, o Velho, que constitui uma reflexão sobre a cegueira da alma humana, concebendo assim essa obra. Em sua adaptação,  a Cia Tramp de Palhaços constrói um enredo a partir de uma reflexão sobre o que nos cega no mundo contemporâneo, e trazendo isso para a realidade brasileira, o que hoje é nossa principal cegueira? Na história proposta pelo grupo o enredo se passa em terras brasileira onde os três cegos saem de uma vida sofrida e triste do interior do Brasil com destino ao Paraíso Central, um lugar onde acreditam que terão a cura de todos os seus problemas: a falta de estrutura, a fome, entre outras mazelas que existe em suas vidas. Porém, essa caminhada é muito conturbada, pois cada um deles pensa de forma diferente e acreditam que o caminho correto não é o que o outro diz. Isso faz com que eles se percam na própria ignorância e nunca cheguem ao destino.

“Guitarra Instrumental Brasileira”: Concerto didático, um pequeno giro intimista pelo território elétrico das seis cordas adentrando na cultura musical brasileira. O vídeo foi produzido com base em um repertório de peças brasileiras, todas arranjadas e interpretadas por Luiz Fidalgo para guitarra solo. Após cada performance, o músico vai contextualizar a peça e o compositor historicamente e socialmente e, posteriormente, expor as motivações e influências que permearam a gênese do arranjo.

“Gerações”: Este projeto busca apresentar um panorama da música brasileira para violão solo do século XX e dar oportunidade para que uma nova geração de artistas ganhe visibilidade. Serão apresentadas obras de Isaias Savio, Radamés Gnatalli, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez, Camargo Guarnieri, Heitor Villa-Lobos e Edmundo Villani-Cortes. Parte do concerto será realizada pelo violonista Daniel Motta e parte em duo com o jovem clarinetista Heitor Motta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/07/espaco-cultura-novo-cadastro-de-artistas-e-novos-videos-sao-destaque-na-live-desta-quarta-07/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original