Retrospectiva 2022: Ações de Educação no Trânsito impactam diversos públicos
Publicada em 21/12/2022 às 10:00As ações de Educação do Trânsito realizadas pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) foram destinadas a diferentes públicos, em 2022. Palestras, blitz educativas, abordagens em locais de grande movimentação e mensagens espalhadas pela cidade serviram para orientar sobre a importância do respeito, empatia e as normas para preservar vidas.
Com alunos do 3º ano do Ensino Médio sendo alvo do projeto ‘Minha 1ª Habilitação’, o Departamento de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) ministrou palestras sobre as leis e os cuidados no trânsito, em escolas estaduais.
O agente de trânsito, Vagner Quintiliano, conversou com os estudantes transmitindo informações importantes como o processo de formação e exame para obtenção da Permissão Para Dirigir (PPD); as condições adversas que envolvem os jovens condutores; infrações, medidas administrativas e penalidades que envolvem a primeira habilitação; além dos crimes de trânsito.
Semana do Trânsito – De 18 a 25 de setembro, a UGMT realizou atividades diversas na Semana do Trânsito. Com cerca de 20 atividades, quase 4 mil pessoas receberam mensagens de conscientização sobre a segurança viária, principalmente, os motociclistas que, proporcionalmente, lideram as estatísticas de envolvimento em acidentes de trânsito com ferimentos graves e mortes.
Foram ministradas palestras em escolas, ações educativas no Parque da Cidade e nas passarelas em parceria com as concessionárias que administram as rodovias da região, minicidades, ação ‘Ponto Cego’ e o Dia D, uma operação em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Corpo de Bombeiros. Além disso, banners, faixas e outdoors foram espalhados pela cidade.
Cidade das Crianças, Jundiaí debate segurança no trânsito e mobilidade
A segurança no trânsito e mobilidade foram amplamente debatidas em 2022. Uma das ações, com equipe intersetorial de diversas Unidades de Gestão, resultou na formação de sensibilização sobre “Visão Zero”, conceito que busca reduzir a zero o número de mortes no trânsito.
O encontro comemorativo ao Dia da Infância (24/08) foi promovido pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), e contou com as apresentações de representantes da WRI Brasil, braço nacional do “World Resources Institute”, e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, organizações parceiras da Prefeitura desde 2021, que visam promover o conceito de Ruas Completas, para criação de vias que contemplem confortavelmente todos os usuários, principalmente os mais vulneráveis, como crianças, idosos e pedestres em geral, incluindo também os meios de transporte e a vegetação.
“Jundiaí, Cidade das Crianças, desenvolve ações e projetos de políticas públicas voltadas para elas. Um dos pedidos que foram entregues pelo nosso Primeiro Comitê das Crianças, no fim de 2019, era com a segurança no trânsito, principalmente, porque elas estavam preocupadas com a velocidade dos veículos em frente à escola em que estudava. Esse tema tem sido tratado de modo intersetorial pela Prefeitura”, ressalta o prefeito, Luiz Fernando Machado.
Fórum Paulista – Com organização da UGMT e coordenação do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Jundiaí sediou a 83ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, em agosto, no Auditório do CIESP.
Palestras e muita troca de experiências entre os representantes dos municípios marcaram o evento que tratou sobre desafios e soluções para a mobilidade urbana.
Assessoria de Imprensa
-
21/01/2025
Confira como chegar e como estacionar na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
16/01/2025
Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentam planos de mobilidade urbana e infraestrutura ao Governador de SP
-
11/01/2025
Prefeitura apresenta novas diretrizes para transportadores escolares
-
11/01/2025
Teste de adequação viária visa desafogar o trânsito no viaduto Sperandio Pelliciari
Baixe as fotos desta notícia na resolução original