Retrospectiva 2022: eventos e parcerias no Esporte são destaque

Publicada em 26/12/2022 às 18:21

Depois de quase dois anos inteiros de paralisação nas atividades por conta da pandemia, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) aproveitou 2022 para a retomada de diversos eventos, parcerias e atividades para os alunos. Só no Departamento de Esporte Educacional e Participação (DEEP), foram 195 turmas formadas no esporte educacional e mais 101 turmas no esporte de participação, com um número total de 5.918 alunos inscritos.

Dois novos projetos em parceria com o COMDIPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) e Assessoria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, para a realização de eventos e atividades conjuntas, foram iniciados este ano. O Projeto Bailando, aulas de coreografia e dança de salão para idosos em 4 polos, que chegou a aproximadamente 100 inscritos; o Projeto Integra, com aulas de meditação e yoga também para idosos em 4 polos, com cerca de 100 alunos.

Jundiaí ainda marcou presença nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2022, conquistando o vice-campeonato no geral, além de 40 classificados para a etapa estadual. Participou também dos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (JATIO), onde garantiu a 4ª colocação geral.

Na parte de lazer, 30 passeios com os grupos de Esporte educacional e de participação a parques, museu e rotas turísticas, em uma média de mais de 45.000 atendimentos prestados no ano. “Tivemos ainda o retorno de eventos tradicionais na cidade, caso do Festival de Ginástica Corporal. Um evento que recebe um grande carinho por parte das mulheres que praticam a ginástica Corporal em nossos centros esportivos e unidades de apoio”, comenta a diretora do departamento, Ana Paula Citelli.

“Os nossos departamentos conseguiram se organizar muito bem na formação das turmas no início do ano. O período pós-pandemia ocasionou em grande procura pelas nossas atividades esportivas, e por isso nosso ano foi bastante movimentado”, lembra o gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, Cláudio Tarallo.

Alunas do PEAMA e atletas do TIME-Jundiaí treinam juntas na Ginástica Rítmica Unificada
Ginástica Rítmica Unificada foi um dos projetos de maior destaque entre alunas e competidoras

Jundiaí também marcou presença nos Jogos da Melhor Idade (JOMI) 2022, com 109 atletas participando da fase regional e conquistando o vice-campeonato no geral, e 40 classificados para a etapa estadual. Houve ainda a participação nos Jogos Adaptados da Terceira Idade de Osasco (JATIO), em que conquistamos a 4ª colocação geral.

Na parte de lazer, foram realizados 30 passeios com os grupos de Esporte educacional e de participação a parques, museu e rotas turísticas, em uma média de mais de 45.000 atendimentos prestados no ano. “Tivemos ainda o retorno de eventos tradicionais na cidade, caso do Festival de Ginástica Corporal, com 20 coreografias e aproximadamente 400 alunas dos complexos. Um evento que recebe um grande carinho por parte das mulheres que praticam a ginástica Corporal em nossos centros esportivos e unidades de apoio”, comenta a diretora do departamento, Ana Paula Citelli.

PEAMA

Já no Departamento de Esporte Adaptado (DEA), responsável pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), são 326 alunos atendidos, sendo 104 deles entre 05 e 18 anos e outros 222 acima de 18 anos em 126 turmas de 16 diferentes modalidades. Somente neste ano, o DEA realizou 112 eventos que envolveram alunos, familiares, voluntários, professores, outras instituições e público em geral.

Um dos destaques ficou por conta do Torneio Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB), que Jundiaí foi sede no mês de novembro, tendo recebido a visita de Lucas Moura, jogador do Tottenham e embaixador do projeto.

Atletas do PEAMA mostram medalhas conquistadas nas Special Olympics
Alunos do PEAMA fizeram bonito nas etapas da Special Olympics

As principais atividades ficaram por conta de dois projetos: o PEAMA nas Escolas – ação que apresenta !as atividades desenvolvidas pelo projeto em escolas públicas e privadas, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), bem como em universidades e faculdades, por meio de palestras, vivências e apresentações de alunos, professores e voluntários fomentando o debate sobre inclusão e os espaços da pessoa com deficiência. Além do Escolas no PEAMA, no qual instituições públicas e privadas podem agendar uma visita ao PEAMA para conhecer e algumas vezes participar da rotina das aulas desenvolvidas.

Outro projeto de sucesso foi a ginástica rítmica unificada, ação desenvolvida em parceria com o DEFR (Departamento de Esporte de Formação e Rendimento) e que oferece aulas e treinamento para alunas com e sem deficiência no mesmo grupo, unindo alunas do PEAMA às atletas de competição do TIME Jundiaí uma vez por semana.

“Muito bom ter retomado e voltado com os atendimentos ao alunos. Alguns não têm outra opção de atividade senão o PEAMA, e isso torna o nosso trabalho muito importante”, comenta o diretor do PEAMA, César Munir, ainda destacando mais um ponto alto do nosso ano: a realização das Special Olympics.

Alunos do PEAMA em evento na pista de atletismo do Bolão
Em 2022, PEAMA retomou eventos paralisados nos anos anteriores por conta da pandemia

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/26/retrospectiva-2022-eventos-e-parcerias-no-esporte-sao-destaque/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original