Prefeitura aumenta número de castrações em 30%, neste ano

Publicada em 29/12/2022 às 10:14

Durante todo o ano de 2022, o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), intensificou os atendimentos aos bichinhos e contabilizou um aumento de 30% no número de castrações em comparação com 2021. Neste ano foram registradas 3030 castrações, tanto em mutirões nos bairros quando no próprio departamento, contra 2312 no ano anterior. Apenas nos mutirões, 2687 procedimentos feitos em 2022.

Foram realizados um total de 22 mutirões, sendo 17 deles no DEBEA e outros cinco em bairros estratégicos escolhidos para atender a todas as regiões da cidade. Além disso, 27 animais foram resgatados e recolhidos para tratamento, sendo que cinco puderam ser devolvidos ao local. Em relação às adoções, 10 pets que estavam no departamento ganharam novas famílias.

Algumas escolas serão usadas para as cirurgias, como a EMEB Maria Angélica Lourençon, no Corrupira, neste sábado
Mutirões de castração aconteceram no próprio DEBEA e nos bairros durante o ano

Os números se mantiveram equilibrados com relação ao ano passado, com um aumento importante nas realizações de castrações. “Acredito que podemos aumentar a capacidade de atuação do departamento e estamos trabalhando para isso. Em 2023 planejamos melhorar a divulgação dos atendimentos para que as pessoas que, de fato, tenham direito ao serviço possam usufruir dele”, comenta a chefe da divisão administrativa do DEBEA, Talita Odara Cervi,.

Outro foco do Departamento é o atendimento clínico para munícipes de baixa renda. No total, 790 animais receberam algum tipo de assistência em 2022. Em 2021 o serviço chegou a 942 animais.

Segundo Talita, o conjunto de todas as ações é que faz o trabalho ser desenvolvido da melhor maneira. “Uma ação completa a outra, como uma engrenagem. Através da parte educacional ensinamos sobre a guarda responsável, a necessidade dos cuidados veterinários e a importância da castração, microchipagem e outras ações. E isso são só alguns exemplos do trabalho de conscientização que realizamos”, relata.

DEBEA promove a adoção e um novo lar para alguns dos bichinhos resgatados
DEBEA promove a adoção e um novo lar para alguns dos bichinhos resgatados

“Esperamos que em 2023 possamos atingir um número ainda maior de animais atendidos e conscientizar os tutores sobre o seu papel e o papel da Prefeitura no que diz respeito aos cuidados com os animais”, finaliza Talita.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/29/prefeitura-aumenta-numero-de-castracoes-em-30-neste-ano/