Retrospectiva 2022: Tecnologia potencializa aprendizagem nas escolas 

Publicada em 29/12/2022 às 16:31

Após consolidar o desemparedamento da escola com aulas ao ar livre, o programa Escola Inovadora da Prefeitura investiu na ampliação do uso das tecnologias educacionais para as crianças. Neste ano, chegaram às salas de aula tablets, chromebooks, lousas digitais, robôs, além de material maker para o pleno desenvolvimento das potencialidades.

“A tecnologia é um conceito cada vez mais presente nas escolas municipais de Jundiaí para colaborar com o desenvolvimento das atividades pedagógicas e beneficiar o aprendizado e estímulos para a vida dos estudantes. Jundiaí é a Cidade das Crianças e todos investimentos na educação tem o propósito de prepará-las para o futuro, com as melhores oportunidades”, explica o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Robozinho Rob foi um dos investimentos da Educação para o ano de 2022

Os tablets adquiridos pela rede são destinados ao programa “Estudo é Tudo!” e ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), e atendem crianças do 3º ao 5º ano, que precisaram de recuperação para sanar as dificuldades de aprendizagem do conteúdo didático ao longo do ano. Já os chromebooks são utilizados para as crianças do Ensino Fundamental e os ‘robozinhos’ Rob, para as crianças da Educação Infantil, a partir do estímulo à robótica, com 184 robôs distribuídos para 31 escolas municipais que atendem crianças de 4 e 5 anos.

“A cultura digital está na rede municipal de ensino formando parceria indissolúvel com as práticas de desemparedamento, de contato com a natureza, fortalecendo as aprendizagens e os conteúdos presentes no currículo jundiaiense. O uso das tecnologias educacionais, aliada a outros conceitos do Programa Escola Inovadora têm por objetivo preparar os meninos e meninas para os desafios do futuro”, comenta a Gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Infraestrutura

Além das tecnologias educacionais, a Prefeitura de Jundiaí investiu em melhorias na infraestrutura das escolas. A grande entrega do ano foi a ampliação e revitalização da EMEB dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira, que recebeu R$2,3 milhões em investimentos provenientes do Programa Avança Jundiaí.

EMEB dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira recebeu investimentos provenientes do Programa Avança Jundiaí

Uma grande obra foi feita no espaço, com remoção e substituição de revestimento das paredes; ampliação de quatro novas salas de aula; impermeabilização interna e externas das paredes; troca de divisórias, portas e janelas; construção de novo anexo de banheiros; reforma de vestiários; revisão de telhados, calhas e rufos; revisão das instalações hidráulicas e elétricas; adequação de cozinha; pintura geral; organização de ambientes externos com os conceitos de água escalada, areia, fogueira, parque naturalizado, horta orgânica, jardins e pomar.

Investimentos de R$650 mil possibilitaram, também, obras para adaptação dos espaços e ambiência escolar em um prédio no Eloy Chaves que recebeu a EMEB Irmã Úrsula Gherello dentro da perspectiva do Programa Escola Inovadora. Foram feitas seis salas de aula e os espaços externos revitalizados, tornando-se ambientes de aprendizagem com parque naturalizado, horta orgânica, jardim, pomar e brincadeiras com fogueira, água e areia escalada.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/12/29/retrospectiva-2022-tecnologia-potencializa-aprendizagem-nas-escolas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original