Profissionais da Saúde dão dicas para manter hábitos saudáveis

Publicada em 01/01/2023 às 10:00

Janeiro é conhecido como o mês da dieta. É o período em que muitas pessoas prometem uma vida mais saudável e fit. Em Jundiaí, a rede municipal de saúde orienta que, a adoção de bons hábitos alimentares e a prática de atividade física, não deve ser uma meta apenas para o primeiro mês do ano.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Clínicas da Família, os nutricionistas realizam tanto atendimento individualizado a partir de encaminhamento da equipe, como atividades em grupo. O objetivo é dar suporte desde a primeiríssima infância para que a população cultive bons hábitos, pensando na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Michele, nutricionista da Clínica da Família Hortolândia, destaca a importância de optar por alimentos mais frescos e simples

“Temos nove nutricionistas que integram os Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF), também compostos por fisioterapeuta, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo e psiquiatra. Essa equipe multiprofissional oferta várias atividades que visam, além do cuidado de doenças já estabelecidas, a prevenção de agravos à saúde, por meio da adoção de hábitos saudáveis que garantirão maior qualidade de vida. Isso se dá por meio do atendimento integral dos usuários”, explica a diretora do departamento de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Rosa.

Para participar das iniciativas, basta procurar a UBS de referência para os encaminhamentos.

Quem se consulta com a nutricionista da Clínica da Família Hortolândia, Michele Simeão, já sabe que não há segredo: o caminho é optar pela ingestão de frutas, legumes e verduras, ao invés dos alimentos industrializados. “O ideal é deixar os alimentos industrializados prontos e optar pelos alimentos mais frescos e simples, com um prato de arroz, feijão, salada, uma proteína, podendo ser carne moída, frango, peixe, ovos e carne de porco. Também é fundamental incluir as frutas. As pessoas que têm doenças crônicas, como diabetes e pressão alta, por exemplo, devem redobrar a atenção com seus hábitos”, destaca.

Segundo ela, aumentar o consumo de água é outra importante dica, além da constância. “Os bons hábitos alimentares devem nos acompanhar ao longo do ano, assim como a prática de atividades físicas. A constância é que faz o sucesso, refletindo na qualidade de vida”, enfatiza a nutricionista.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/01/profissionais-da-saude-dao-dicas-para-manter-habitos-saudaveis/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original