Jundiaí define rotas e áreas da infância e vai para o Waze
Publicada em 17/01/2023 às 11:18Em preparação para receber o evento internacional da Rede Latino-Americana Cidade das Crianças e da rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer, no mês de março, a Prefeitura de Jundiaí definiu quatro rotas e dez áreas de infância que serão mostradas aos visitantes como parte da programação. A definição aconteceu em reunião de monitoramento das ações preparatórias, realizada entre os gestores municipais na manhã de segunda-feira (16).
As rotas foram decididas de acordo com os equipamentos públicos que já estão alinhados ao conceito da primeira infância. A primeira rota, por exemplo, compreende a região da Vila Hortolândia e terá como pontos de visitação as EMEBs Joaquim Candelário de Freitas e Anézio de Oliveira, a Clínica da Família, o Mundo das Crianças e as amarelinhas desenhadas no Terminal da Vila Hortolândia. Outra rota com destaque será no Jardim Novo Horizonte, local onde foi instituído o primeiro Bairro Amigável à Primeira Infância do Brasil.

Já as áreas de infância selecionadas são o Mundo das Crianças; Fábrica das Infâncias Japy; CIEMPI; Fab Lab; Biblioteca Municipal; Espaço Expressa; Hospital Universitário; Bosque Hermindo Rossi, no Jardim Bonfiglioli; Parque da Uva e Parque Urbano Santa Gertrudes. Elas serão inseridas em aplicativos de navegação por GPS e, cada vez que o motorista adentrar em alguma dessas regiões, receberá um alerta que está em uma área de infância.
“As ações serão elaboradas para além do evento e estão em consonância com o Programa Cidades das Crianças. Elas chegam para agregar a iniciativas já consolidadas que visam o desenvolvimento das crianças e farão parte de uma série de políticas voltadas à primeira infância que serão apresentadas ao mundo, em março”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Atualmente, Jundiaí possui mais de 30 ações voltadas ao tema. Dentre elas, destacam-se intervenções urbanísticas em áreas da infância, como as da Fábrica de Infâncias Japy; medidas focadas em segurança no trânsito; implantação de áreas para a infância; identidades visuais lúdicas em espaços públicos e demais equipamentos da Prefeitura; além da constante capacitação de servidores públicos, sobretudo os que atuam diretamente com as crianças. O evento acontecerá entre os dias 18 e 24 de março.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ
-
15/02/2025
Letreiro do Mundo das Crianças é iluminado em apoio ao Dia Internacional da Síndrome de Angelman
-
03/02/2025
Parques administrados pela DAE recebem mais de 1,6 milhão de visitantes em 2024
-
03/01/2025
No primeiro fim de semana de janeiro, equipamentos culturais e parques ficam abertos ao público
-
29/12/2024
Cidade das Crianças de Jundiaí vira referência para o Brasil e o mundo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original