Jundiaí sedia primeira reunião de 2023 sobre Mobilidade e Transporte da RMJ

Publicada em 18/01/2023 às 13:42

A primeira reunião para tratar sobre ações integradas de Mobilidade e Transporte da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi realizada na terça-feira (17), no Paço Municipal, e contou com a presença de representantes dos sete municípios: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista e Jundiaí.

Representantes das Prefeituras de Jundiaí e Região discutem demandas e definem ações para promover segurança viária, além de melhorias em infraestrutura e serviços para locomoção da população.
Representantes das Prefeituras da Região discutem demandas e definem ações para promover segurança viária

“Essas reuniões são importantes para discutirmos demandas e definirmos ações conjuntas de segurança viária e melhorias na infraestrutura e serviços para a locomoção da população. Somos municípios que se limitam, e muitas pessoas trabalham, estudam e realizam os seus afazeres entre as cidades da RMJ”, explica o diretor de Transporte e gestor de Mobilidade e Transporte em substituição de Jundiaí, Leslie Litano Tealdi.

Os representantes das Prefeituras comentaram sobre atualizações de normas e regulamentações do Trânsito e de Transporte para que possam monitorar e fiscalizar de maneira mais integrada, inclusive, com investimento em inovações tecnológicas. Em Jundiaí, os agentes de trânsito, assim como os fiscais do transporte coletivo, atuam também no monitoramento com as câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, o que tem somado na identificação de infratores que desrespeitam as leis e na ação rápida das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT).

Também foram iniciadas as tratativas sobre a regulamentação do uso de motocicletas para transporte individual remunerado de passageiros por aplicativo, ou seja, normas para regulamentação do serviço que têm sido discutidas em várias cidades do Brasil, com base em estudos e demandas, para posterior definição de legislação municipal.

Outro assunto que deverá ser apresentado já na próxima reunião será a elaboração de um plano de ações, que inclua blitzes simultâneas entre os municípios com a participação de diversas forças de Segurança (Polícia Militar, Guarda Municipal, equipes de Trânsito e de Transporte). “Vamos convidar todas as forças envolvidas para que possamos somar na segurança, inclusive, com a fiscalização de transporte clandestino, além de identificação de possíveis irregularidades que colocam vidas em risco. A nossa união é para que a população se sinta segura em toda a Região Metropolitana de Jundiaí”, ressalta Leslie Litano Tealdi.

Neste ano, também deverão ser realizadas reuniões para apresentação e discussão de programas educativos, como Maio Amarelo, leis federais, estaduais e municipais, e investimentos em Mobilidade Urbana para viabilizar infraestrutura modal que seja eficiente para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de transporte de cargas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/18/jundiai-sedia-primeira-reuniao-de-2023-sobre-mobilidade-e-transporte-da-rmj/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original