Jundiaí é certificada por ações de inclusão de migrantes

Publicada em 19/01/2023 às 09:00

Em evento realizado de forma online, a Prefeitura de Jundiaí recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), o Selo MigraCidades 2022, da Plataforma Migracidades. A premiação é uma iniciativa da Organização Internacional para as Migrações (OIM) – ligada à ONU – em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública. Ela acontece pelo reconhecimento das ações desenvolvidas no município para a inclusão da pessoa migrante na sociedade.

As articulações empregadas para aquisição da Certificação e o desenvolvimento do processo foram realizadas pela Unidade de Gestão da Casa Civil, por meio das Assessoria de Direitos Humanos e Assessoria da Juventude, que darão os encaminhamentos às ações de monitoramento no Município.

Jundiaí recebeu o Selo MigraCidades 2022

“Este é um momento importante para o município no que diz respeito ao desenvolvimento de políticas públicas para pessoas migrantes. A certificação contribui para a construção dessas políticas de forma planejada, segura e responsável”, afirma o Gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

O Selo foi entregue apenas para 48 municípios e seis estados brasileiros, das cinco regiões do país. “Para conquista-lo, Jundiaí passou por etapas que compreendem desde a realização de um diagnóstico das ações e políticas locais, a definição de ações prioritárias e o monitoramento dessas ações”, comenta o Assessor de Políticas Públicas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida.

“A certificação é um importante passo para os processos de atenção e acolhimento do migrante, sobretudo da juventude, tão importante no contexto da internacionalização”, diz a Assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco.

O monitoramento das ações desenvolvidas acontecerá até junho deste ano. O Selo tem validade de um ano.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/19/jundiai-e-certificada-por-acoes-de-inclusao-de-migrantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original