Pelo 4º ano seguido, Jundiaí é líder nacional em Índice de Governança Municipal

Publicada em 29/01/2023 às 08:00

Jundiaí conquistou a primeira colocação no Índice de Governança Municipal, desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (IGM/CFA) pelo 4º ano consecutivo. A cidade está inserida no Grupo 8, que engloba municípios com mais de 100 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) acima de R$32 mil. Jundiaí divide o grupo com outras 161 cidades e garantiu a nota 8,48, enquanto a média geral foi de 6,40.

O ranking foi desenvolvido com base na média de três indicadores: Finanças, Gestão e Desempenho. Em Finanças, Jundiaí ficou na 3ª posição, com nota 8,48. Em Gestão, a nota 7,85 colocou Jundiaí em 27°. Já em Desempenho, a cidade garantiu nota 8,87 e a 3ª colocação. A soma dos fatores fez o município terminar em primeiro no ranking.

“A primeira colocação do Índice de Governança Municipal é motivo de muito orgulho. Esse é mais um dos diversos indicadores que mostram que Jundiaí é uma cidade em pleno desenvolvimento, que investe em serviços públicos de qualidade e, ao mesmo tempo, é responsável com as finanças”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Prefeitura de Jundiaí foi destaque nos indicadores de Finanças, Gestão e Desempenho

Além da liderança do Grupo 8, Jundiaí figura na primeira colocação entre os 645 municípios estaduais e 5570 nacionais. A média das cidades de São Paulo foi de 6,46, enquanto a das cidades do Brasil foi de 5,62.

“Jundiaí tem uma gestão de excelência orientada para resultados. Ao longo dos anos conquistamos boas colocações em rankings que aferem os mais variados indicadores. A nossa administração visa o desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade fiscal e social, prezando pela qualidade de vida dos munícipes”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Uma das principais ferramentas da gestão municipal é o Observatório Jundiaí. Com o objetivo de trazer transparência, o portal foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e traz 300 indicadores vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU. Eles revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados das áreas de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, obras em tempo real, entre outras.

O Observatório ainda conta com 100 indicadores voltados à Primeira Infância, incluindo dados sobre a cobertura de vacinas, saúde bucal, internações e matrículas escolares.

O estudo completo do IGM/CFA pode ser conferido clicando aqui.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/01/29/pelo-4o-ano-seguido-jundiai-e-lider-nacional-em-indice-de-governanca-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original