Segunda reunião de Transporte da RMJ tem palestra sobre regulamentação

Publicada em 02/02/2023 às 17:51

A regulamentação do transporte de passageiro por aplicativos foi tema de uma palestra ministrada pelo Secretário de Transportes da Praia Grande, Leandro Avelino, nesta quinta-feira (02), no Paço Municipal de Jundiaí, durante a reunião com representantes dos municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), além de Bragança Paulista, Piracicaba, Pirassununga, Sorocaba e São José do Rio Preto. O assunto está sendo discutido em várias cidades brasileiras, e Praia Grande já elaborou a minuta que será enviada à Câmara Municipal.

Seguindo os parâmetros da cidade litorânea, em que a proposta estabelece normas para o transporte de passageiro por aplicativos somente para veículos motorizados de quatro rodas, Jundiaí também tem a expectativa de, nesse primeiro momento, regulamentar a atividade na mesma modalidade de veículo, ou seja, automóvel.

Na foto, o gestor de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Aloysio Queiroz, comenta sobre a importância de buscar melhores práticas para o transporte de passageiro por aplicativos.
Lei vai permitir a regulamentação de maneira justa e adequada para a segurança viária e preservação da saúde

“Os municípios têm sofrido muito com a atuação desse modal por aplicativo sem uma regulamentação. Reconhecemos que é uma atividade profissional, mas que carece de uma legislação que permita que o Poder Público possa atuar com uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, e a população possa se sentir mais cuidada e segura”, explica o Secretário de Transportes da Praia Grande, Leandro Avelino.

A medida terá como base dados e estudos, entre eles, as estatísticas de sinistros. “O objetivo é buscar soluções e melhores práticas para proporcionar a redução de sinistros e preservar vidas, além de qualificar o serviço para que possa ser oferecido com maior segurança, eficiência e conforto”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Aloysio Queiroz.

Na foto, secretário de Transportes da Praia Grande, Leandro Avelino, está falando sobre as importância de regular o transporte por aplicativo para uma gestão mais eficiente da mobilidade urbana, ao mesmo tempo, que a população possa se sentir mais cuidada e segura.
Secretário de Transportes da Praia Grande comenta que regulamentação vai permitir uma gestão pública mais eficiente da mobilidade urbana

“Regulamentar esse tipo de transporte é de suma importância para reforçar a segurança, tanto no aspecto de evitar sinistro, quanto pelos riscos aos passageiros por, muitas vezes, não terem informações precisas do transportador, como se ele é devidamente habilitado, se está com a documentação em ordem e se tem boa índole”, comenta o secretário de Mobilidade e Planejamento Viário de Jarinu, Helio Calixto Ferreira.

“Do ponto de vista da Segurança Viária, o próprio Artigo 1° do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), já nos remete a garantir o ‘Trânsito Seguro’ aos cidadãos. Com essas reuniões nas quais trocamos informações, acredito que estamos no caminho certo a fim de encontrarmos alternativas seguras”, ressalta o secretário de Mobilidade Urbana de Cabreúva, Henri Perkis.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/02/segunda-reuniao-de-transporte-da-rmj-tem-palestra-sobre-regulamentacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original