Monitoramento de trânsito é intensificado para Volta às Aulas

Publicada em 08/02/2023 às 14:08

Com o retorno das aulas, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) tem intensificado o monitoramento e a orientação de trânsito nas vias próximas às escolas, para permitir melhor fluidez e segurança viária, principalmente durante o período de entrada e saída dos estudantes.

Durante a ‘Operação Escola’, os agentes permanecem, geralmente em dupla, em frente às escolas, para quando necessário realizarem interferências a fim de preservar vagas prioritárias regulamentadas e sinalizadas, dar apoio nas travessias de pedestres, além de orientar pais, mães e responsáveis.

“A volta às aulas sempre chega com expectativas boas. Jundiaí é uma cidade enorme, e a orientação de trânsito faz uma grande diferença para a segurança de todos”, afirma a mãe de aluno da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, Amanda Sepresse Teodoro.

Na foto, a agente de trânsito está com o braço esquerdo esticado para sinalizar para o motorista parar enquanto mãe e filha atravessam a rua em frente à escola.
Na ‘Operação Escola’, os agentes de trânsito orientam motoristas, mães e alunos para travessia segura

“Os agentes permanecem em locais estratégicos, principalmente, para evitar estacionamentos irregulares e orientar a travessia dos alunos. No caso das vans escolares, por exemplo, é necessário que as vagas estejam sempre livres, porque elas transportam um maior número de estudantes, e normalmente atendem mais de uma escola. Outro fator preocupante é o desembarque em fila dupla, uma vez que há grande risco com motocicletas e/ou bicicletas transitando nos corredores”, explica o diretor de Trânsito, Esdras Benedito Cintra Junior.

Transporte Público

Para atender a demanda de estudantes, algumas linhas de ônibus do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) de Jundiaí também passam por adequações de horários.

As linhas universitárias, 410 e 420, por exemplo, fazem atendimento direto, entre 18 e 19 horas (para a entrada dos estudantes) e das 21 às 22h30 (para a saída), passando pelas faculdades e universidades. Além disso, são realizadas alterações em horários de linhas que atendem estudantes das escolas estaduais, entre elas a 430, 582 e a 584, que circulam pela região dos bairros Vila Rami, Comercial, Paiol Velho e Terra Nova, passando pela Escola Técnica Vasco Antonio Venchiarutti.

Na foto, o agente de trânsito está atento sobre a faixa de pedestres para que pais e alunos possam atravessar com segurança.
Com a volta as aulas, os agentes de trânsito permanecem em frente às escolas, no período de entrada e saída de alunos

As adequações ocorrem de acordo com o cronograma das unidades escolares. A rede estadual retornou às aulas no dia 3 de fevereiro. Já as universidades estão voltando gradativamente, por isso, os técnicos de Transporte da UGMT reforçam o acompanhamento de itinerários e a programação horária.

Mais informações sobre linhas e horários das viagens podem ser consultadas no site do SITU (situ.jundiai.sp.gov.br). Além disso, o usuário pode utilizar o aplicativo Cittamobi, que permite ver a localização do ônibus em tempo real.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/08/monitoramento-de-transito-e-intensificado-para-volta-as-aulas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original