Cultura amplia investimento e apresentações dos corpos artísticos

Publicada em 11/02/2023 às 10:00

Os corpos artísticos municipais contarão, em 2023, com duas importantes novidades. Uma delas é o aumento em 30% dos investimentos da Prefeitura em sua manutenção e ampliações em relação ao ano passado – passando de R$ 1,9 milhão para mais de R$ 2,5 milhões -, resultando ainda na expansão de agenda de apresentações dos grupos, em escolas e outros espaços públicos, além dos equipamentos culturais consolidados.

Vinculados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Jundiaí conta com cinco corpos artísticos: Cia. de Teatro de Jundiaí, Cia. Jovem de Dança, Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, Coral Municipal de Jundiaí e Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí.

Para confirmar as novidades e ouvir as demandas, a Prefeitura realizou uma atividade especial só com os artistas dos corpos, nos moldes dos “Cafés com Artistas” já realizados pela UGC.

No primeiro encontro, realizado na Sala de Situação do Paço Municipal, nesta semana, participaram o diretor do Departamento de Teatros da UGC, Wagner Nacarato; os bailarinos e o diretor artístico da Cia. Jovem de Dança, Alex Soares; e os coralistas voluntários, regentes e a diretora artística dos Corais Municipais, Vastí Atique.

“Cafés com Artistas” especial reuniu as equipes e artistas integrantes dos Corais Municipais e da Cia. Jovem de Dança

“Este é um encontro para a Prefeitura agradecer, dialogar e falar da importância da Cultura para o desenvolvimento da cidade. Foi também graças ao protagonismo dos artistas presentes na última Festa da Uva que conseguimos que mais de 240 mil pessoas fossem ao Parque da Uva. E não é à toa que no programa Cidade das Crianças, é a Cultura a pasta à frente desse programa que permeia de modo intersetorial todas as políticas públicas do Município”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, enfatizou a importância do trabalho dos artistas presentes na transformação promovida através da Cultura. “Estas novidades para os corpos já são sequência dos investimentos realizados pela Prefeitura em nossos corpos, exemplos de uma política pública permanente, na contramão da triste realidade da maioria dos Municípios. Isso só se deve à qualidade artística que eles têm obtido no trabalho apresentado e à sorte de trabalharmos com gestores municipais que decidiram apostar em Cultura e a entendem como ferramenta transformadora da sociedade”.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, conduziu o diálogo sobre as demandas e apresentou alguns dos investimentos realizados nos últimos anos. “Esta Sala de Situação é onde o governo trata para que as ideias se tornem projetos e depois virem a prática. Por isso vocês foram convidados, para contribuírem no planejamento dos próximos investimentos em Cultura, que deverão se somar aos já feitos, como a instalação do ar condicionado e adequações de segurança no Polytheama, a nova concepção e revitalizações do Espaço Expressa, a reforma completa do Centro das Artes e sua integração com o Plano de Requalificação e Reabilitação do Centro Histórico”.

Uma das participantes da atividade foi a dentista Candida Teixeira, que integra o Coral desde 2019. “Eu vim de São Paulo para Jundiaí em 1997, à época em busca de uma cidade melhor para criar minhas duas filhas. E desde então acompanhei o crescimento, não só delas, como da cidade e da Cultura, algo ainda mais fortalecido nesta gestão. Pude acompanhar esta mudança de entendimento sobre a importância da Cultura e sobre a sua conexão com outros temas, principalmente enquanto profissional da área da Saúde e neste estágio da minha vida”.

Com as novidades, corpos artísticos deverão integrar ainda mais suas apresentações, como nos concertos especiais de fim de ano no Polytheama

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/11/cultura-amplia-investimento-e-apresentacoes-dos-corpos-artisticos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original