Confira o Abre e Fecha da Prefeitura para o Carnaval

Publicada em 14/02/2023 às 12:42

Conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 31.903, de 21 de setembro de 2022, que define como pontos facultativos de Carnaval a próxima segunda (20) e terça-feira (21), os serviços e equipamentos públicos municipais vinculados à Prefeitura poderão ter seus horários de funcionamento alterados nesse período. Confira abaixo os detalhes:

Os setores administrativos em geral não terão expediente entre o sábado (18) e a terça (21), retomando o atendimento normal na quarta-feira (22), logo no horário regular de funcionamento. São eles:

  • Paço Municipal;
  • Unidades de Gestão externas;
  • Complexo Argos;
  • Unidades escolares da rede municipal de ensino;
  • Fundo Social de Solidariedade (Funss);
  • Fundação Municipal de Ação Social (Fumas);
  • Procon – com agendamento prévio pela internet;
  • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun);

Apesar de não ter expediente, o Paço irá abrigar durante estes dias na Sala de Situação o Comitê Integrado de Monitoramento do Carnaval para supervisão intersetorial dos desfiles de blocos.

Comitê intersetorial seguirá em operação, a partir da Sala de Situação do Paço

Saúde
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil permanecem fechados na segunda-feira (20) e reabrem na quarta-feira (22). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As Unidades de Pronto-Atendimento (PAs) da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191), Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de síndrome gripal e demanda geral adulto e criança.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PA Central (adultos) e para a UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24h. O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

O cronograma de vacinação contra Covid-19 segue conforme divulgado previamente no Calendário de Vacinação.

Cultura
O cronograma com detalhes de datas, horários e locais dos desfiles dos blocos de carnaval previstos para este período poderá ser consultado no site da Cultura.

Já os equipamentos culturais terão os seguintes horários de funcionamento durante o período:

  • Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos): aberta no sábado (18), segunda (20) e terça-feira (21), das 10h às 17h, e fechada no domingo (19);
  • Fábrica das Infâncias Japy: aberta no sábado (18), domingo (19) e terça (21), das 9h às 13h, e fechada na segunda-feira (20) para manutenção;
  • Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão e Museu Ferroviário – abertos no sábado (18), domingo (19) e terça (21), das 10h às 17h, e fechados na segunda-feira (20) para manutenção;
  • Espaço Expressa, Teatro Polytheama, Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro) e Pracinha da Cultura do Vista Alegre – fechados durante o período, retomando o funcionamento na quarta-feira (22), em seus horários regulares de abertura.
Biblioteca e Fábrica das Infâncias Japy têm atrações para garantir a folia do Carnaval

Mobilidade e Transporte
Na sexta (17), quando já se iniciam os desfiles de blocos da semana, as linhas de ônibus irão operar com tabelas horárias de dias úteis.

No sábado (18), as linhas operarão com tabelas horárias de sábados, com carros extras à disposição, conforme os cronogramas de desfiles em locais previstos. Já no domingo (19), a operação será com tabelas horárias de domingos e feriado, também com a disponibilidade de ônibus extras.

Na segunda (20), as linhas de ônibus irão operar com tabelas horárias de linhas úteis, com exceção para a linha 577 – que liga o Paço Municipal ao terminal Hortolândia e operará com horários especiais. Nesse dia também haverá ônibus extras. E na terça (21), a programação também trará operação com tabela horária de domingos e feriados, e disponibilidade de ônibus extras conforme demanda.

As tabelas horárias dos ônibus podem ser conferidas na internet e a localização do ônibus em tempo real pode ser consultada no aplicativo Cittamobi.

Jundiaí Empreendedora
O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo –, permanecerá fechado na segunda (20) e terça-feira (21).

No sábado (18), o Espaço fica aberto, somente como ponto de multivacinação.

Com exceção da Feira do Produtor e do Varejão Noturno do Parque da Uva, cronograma de feiras e varejões segue normal

Coleta de lixo
Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Feiras e varejões
Na segunda-feira (20), a Feira do Produtor no Jardim Samambaia e, na terça-feira (21), o Varejão Noturno no estacionamento do Parque da Uva não serão realizados em virtude do Carnaval.

As demais feiras e varejões seguem com o funcionamento normal, os dias e horários podem ser consultados no site.

DAE
A sede administrativa da DAE e os postos de atendimento do Centro, Vila Hortolândia, Ponte São João, Eloy Chaves e do Poupatempo não terão expediente na segunda (20) e terça-feira (21). Até o momento, o Poupatempo não definiu como será o funcionamento.

No sábado (18), a unidade do Poupatempo estará aberta das 9h às 13h.

Na quarta-feira (22), o atendimento será retomado às 8h para os postos de atendimento nos bairros, e às 12h no Poupatempo.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas pelo site da empresa.

O Mundo das Crianças e o Parque da Cidade estarão abertos durante o período

Parques
O Parque da Cidade e Mundo das Crianças, que integram o complexo administrado da DAE Jundiaí, estarão abertos todos os dias.

O Parque da Cidade vai abrir das 6h30 às 18h, com entrada permitida até as 17h, durante todo o Carnaval.

Já o Mundo das Crianças também vai funcionar todos os dias, das 7h às 17h, com entrada até as 16h. Para visitar, é necessário agendamento prévio pelo site, conforme disponibilidade de vagas. As agendas para o Carnaval já estão abertas.

Os demais parques municipais também permanecem abertos nesse período, das 8h às 17h. Nos parques de grande porte, a entrada será permitida somente até uma hora antes do horário de fechamento.

Complexos esportivos
Neste sábado (18), domingo (19) e segunda (20), todos os complexos esportivos funcionam das 8h às 18h. A exceção é o complexo esportivo Dr. Nicolino de Luca (Bolão), cujo horário de funcionamento é das 6h às 18h.

Na terça-feira (21), todos os complexos esportivos permanecerão fechados.

No Bolão, o funcionamento vai das 6h às 18h no sábado (18), domingo (19) e segunda (20)

Serviço Funerário
Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitas e reformas de túmulos. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Assistência e Desenvolvimento Social
O Centro Pop (rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), equipamento voltado ao atendimento à população em situação de rua, permanece fechado aos finais de semana e também não terá expediente na terça (21). Na segunda (20), o espaço fica aberto somente das 8h às 12h.

Durante o período, as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca-ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelos telefones (11) 98531-0146 e 91368-2678.

Os Parques, como o do Engordadouro, permanecem abertos nesse período, das 8h às 17h

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/14/confira-o-abre-e-fecha-da-prefeitura-para-o-carnaval/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original