Zoonoses realiza vistorias contra a dengue na Vila Rami

Publicada em 20/02/2023 às 16:22

Agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estiveram na manhã desta segunda-feira (20) na região da Vila Rami para vistoriar os imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais a fim de conscientizar moradores e buscar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A região foi apontada na avaliação de densidade larvária com alto risco para ocorrência das arboviroses.

A residência da dona Sônia Helena Belgini foi uma vez que recebeu a visita dos agentes. Ela reclama de uma incidência muito grande de mosquitos e pernilongos, agravada por conta de um terreno que faz divisa com o fundo da sua casa. Não foi encontrado nenhum foco de reprodução do mosquito.

Sonia explica para os agentes a sua situação em relação aos mosquitos

Também foi visitada uma borracharia, que possui uma armadilha com água e veneno para impedir que as larvas do mosquito da dengue se desenvolvam. A cada 15 dias o recipiente é averiguado, sua água é trocada e as larvas são levadas para análise.

Para evitar os riscos, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), orienta a verificação sistemática dos quintais da residência, para o descarte correto de materiais inservíveis que possam acumular água, realizar a limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais, eliminar os pratos de vasos, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões para o interior do imóvel.

Agente explica o funcionamento e manutenção da armadilha para controle de larvas

Boletim

De 01 de janeiro a 16 de fevereiro de 2023, foram 260 casos notificados de dengue. 24 deles foram confirmados, sendo 3 autóctones e 21 importados. 42 estão aguardando resultado e foram outros 194 negativos e descartados. Não há casos confirmados de Zyka ou Chikungunya.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/20/zoonoses-realiza-vistorias-contra-a-dengue-na-vila-rami/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original