Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização: 14 oficinas já realizadas

Publicada em 22/02/2023 às 08:22

O trabalho da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Internacionalização (PDEII) do município já atingiu 14 oficinas, realizadas com diferentes grupos da sociedade.

“Uma das nossas prioridades é o estímulo à cultura empreendedora, mas é preciso buscar esse desenvolvimento sem perder a qualidade de vida. Já temos uma base qualificada, bem construída e com resultados recentes, como a 15ª posição de maior economia do Brasil divulgada recentemente. Temos de potencializar o que tem sido feito na cidade”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Iniciada dia 17 de janeiro deste ano, com a apresentação das equipes de trabalho e do planejamento ao prefeito Luiz Fernando Machado, a iniciativa está na segunda etapa – das cinco previstas – que é a do levantamento de informações para o diagnóstico municipal.

FOTO COLORIDA MOSTRA UMA SALA DE AULA. TRÊS HOMENS ESTÃO EM PÉ E CONVERSAM COM ESTUDANTES, SENTADOS EM CADEIRAS UNIVERSITÁRIAS
Universitários também foram ouvidos para contribuição do trabalho de escuta do plano

A finalidade é propiciar o desenvolvimento econômico, a inovação e a projeção nacional e internacional do município por meio da definição de potencialidades e investimentos em eixos estratégicos. “As três primeiras oficinas foram com o comitê gestor e com servidores públicos. Já foram ouvidos, também representantes de pequenos negócios, entidades ligadas ao setor econômico, artistas, mulheres empreendedoras, startups, integrantes da economia criativa, universitários, conselhos municipais e os vereadores”, comentou Cristiano Lopes.

O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, destacou algumas ações do governo municipal voltadas ao desenvolvimento econômico, como a geração de renda, a qualificação profissional e a valorização do empreendedorismo. “O trabalho neste eixo é uma das nossas prioridades e alguns indicadores mostram o tamanho da importância do município. Você não constrói a cidade apenas no período em que a governa, precisa haver essa conexão com o futuro das pessoas. É nisso que temos trabalhado e os números mostram que estamos no caminho certo”.

IMAGEM COLORIDA MOSTRA UM GRUPO DE MULHERES. TRÊS DELAS ESTÃO AGACHADAS E AS DEMAIS EM PÉ. AO FUNDO É POSSÍVEL VER UMA PROJEÇÃO DA FESP - FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA
Grupo de mulheres empreendedoras participou da oficina na TVTEC: seminário também será realizado com a população

Próximos passos

Na semana passada, a escuta foi com presidentes de conselhos municipais e com universitários. “Ter esse espaço de conexão dos alunos com a Prefeitura é muito importante para saber o que é possível implementar na cidade, no que a gente pode ajudar”, comentou João Victor Leardini, do curso de Psicologia.

Novas oficinas estão previstas para o final do mês e início de março, com representantes da Pastoral do Empreendedor, da Diocese de Jundiaí, com o Conpas (Conselho de Pastores), empresários e comerciantes ligados à ACE (Associação Comercial e Empresarial). Numa próxima etapa, o plano será discutido com toda a sociedade, por meio de um seminário. A elaboração tem prazo de nove meses, com suporte dos profissionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) – entidade que completa 90 anos em março de 2023.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/02/22/plano-de-desenvolvimento-economico-inovacaoe-internacionalizacao-14-oficinas-ja-realizadas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original